Continua na UFMT mostra de filmes franceses
A mostra especial de filmes franceses, produzidos e dirigidos por mulheres com temáticas do universo feminino, em cartaz na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), traz nesta quinta-feira, 5, Baracat! (França, 2006, Drama em cores, duração 94’), de Djamila Sahraoui. A sessão ocorre às 10h, no Centro Cultural, com sessão gratuita.
O longa-metragem trata sobre a vida de Amel, uma médica de emergência num hospital na Argélia. Ela se esforça, na medida do possível, para conciliar sua profissão e sua juventude, apesar da guerra civil. Uma noite, voltando para casa, Amel constata
que seu marido jornalista desapareceu e decide partir a sua procura. Vai acompanhada de Khadidja, uma enfermeira que, em sua juventude, ficou conhecida nos combates pela independência. Com Rachida Brakni, Fettouma Bouamari e Zahir Bouzrar.
O supervisor do Cineclube Coxipones, Moacir Francisco Santana, explica que a mostra traz filmes da atual produção francesa, de diretores da nova safra de cineastas franceses, e tratam das relações casais, amantes, mãe e filha, paixão e amor e toda a sua profusão de sentimentos. “A mostra é resultado da parceria entre UFMT e Cinemateca da Embaixada da França”, ressalta, acrescentando que as produções já foram vistas por centenas de pessoas, em diferentes cidades brasileiras.
Programação – A mostra faz parte da programação da 1ª Semana de Arte e Cultura, realizada pelo Programa Unidade da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) da UFMT, por meio da Coordenação de Cultura. As atividades ocorrem até o próximo sábado, 7, em diversos pontos do Campus Universitário.
O objetivo do evento é integrar as ações e projetos dos departamentos e institutos que são voltados para as diversas linguagens artísticas como Literatura, Poesia, Cinema, Vídeo, Dança, Teatro numa grande mostra cultural dos alunos e professores da UFMT.
Comentários