Cultura francesa é comemorada na UFMT
No do Ano da França no Brasil, a importância da cultura francesa em terras brasileiras será comemorada durante a 1ª Semana de Arte e Cultura da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que ocorre até o próximo sábado, 7, em diversos pontos do Campus Universitário de Cuiabá. O evento é uma realização do Programa Unidade da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), por meio da Coordenação de Cultura.
A programação tem início hoje, 4, com uma mostra de filmes de diretores da nova safra de jovens cineastas da França, país que possui uma das mais tradicionais cinematografias do mundo. As sessões ocorrem até sexta-feira, no Centro Cultural, sempre às 10h, com entrada gratuita.
Também no dia 6, das 8h às 22h, serão realizadas duas mostras, uma que traz a releitura de pintores franceses, com obras dos alunos da Escola de Artes – que participam de um projeto em parceria da UFMT com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) – e outra com o acervo de partituras didáticas e de concerto para violino e piano que pertenceu ao casal Georges Pommot (Ville D’Autun, 1887 – Cuiabá, 1983) e Maria Pommot, pianista mato-grossense. Um estoque de cultura musical, com obras de compositores tradicionais europeus e brasileiros, que denota o nível artístico do duo Pommot.
Às 10h, a Universidade presta homenagem a duas professoras, ícones do ensino de Língua Francesa no Estado, que desenvolveram um importante trabalho de divulgação da cultura e da língua francesas por estas terras. São elas Thérèse Jeanne Piergentili Margotti e Marie-Annick Bernier, naturais das regiões norte da França, Picardia, e noroeste, Bretanha, respectivamente.
Já às 18h, professores, alunos e convidados discutem, em uma mesa-redonda, o Ensino da Língua Francesa em Mato Grosso, idioma que está entre os oito mais falados no mundo e é a língua-mãe de 110 milhões de pessoas e para pelo menos mais 210 milhões é a segunda língua.
Finalizando a programação comemorativa do Ano da França no Brasil, às 21h, ocorre o show com o músico francês Bernard Fines. Intérprete de belo timbre vocal, o artista vai entoar clássicos da música francesa com arranjos de jazz empolgantes, no Centro Cultural da UFMT. No repertório, algumas das mais renomadas canções da música francesa como "La vie en Rose", "La Bohème", "Ne me quitte pas", "Comme d'habitude" (conhecida na voz de Frank Sinatra como My Way), "Les Feuilles Mortes" (Autumn Leaves), "Tous les visages de l'amour" ("She" do filme Um Lugar chamado Notting Hill).
Semana - 1ª Semana de Arte e Cultura da UFMT pretende integrar as ações e projetos dos departamentos e institutos que são voltados para as diversas linguagens artísticas como Literatura, Poesia, Cinema, Vídeo, Dança, Teatro numa grande mostra cultural dos alunos e professores da UFMT, promovendo intercâmbio cultural entre os projetos e ações e ainda promover a integração e ambiência universitária por meio da arte e da cultura. A programação atende público de todas as idades e as mais diferentes aptidões artísticas.
Comentários