Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Domingo - 01 de Novembro de 2009 às 18:29
Por: Viviane Saggin

    Imprimir


As sessões ocorrem entre os dias 04 e 06 de novembro, no Centro Cultural, sempre às 10h, com entrada gratuita

Considerando a importância que a produção cinematográfica francesa sempre ocupou – e ocupa – no cenário das artes mundiais, a 1ª Semana de Arte e Cultura da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) traz em sua programação uma pequena mostra do que se produz na França, país que possui uma das mais tradicionais cinematografias do mundo. As sessões ocorrem entre os dias 04 e 06 de novembro, no Centro Cultural, sempre às 10h, com entrada gratuita.

O supervisor do Cineclube Coxipones, Moacir Francisco Santana, explica que a mostra é uma forma de homenagear as manifestações culturais francesas, no ano da França no Brasil. “A França ocupa papel de destaque na história do cinema, os movimentos estéticos são fontes para pesquisadores e cineastas. Nosso objetivo é proporcionar à comunidade acadêmica e ao público em geral a oportunidade de apreciar um pouco desta produção, além de promover o diálogo entre artistas, intelectuais e amantes da sétima arte”, ressalta Moacir.

De acordo com o supervisor, os filmes selecionados para a mostra são longas-metragens que tratam da produção atual francesa e fazem parte do acervo Cinemateca da Embaixada da França. A temática gira em torno das relações humanas, do amor, do sofrimento e da busca por verdades.

A abertura da mostra será na quarta-feira, 04, com A cabeça de mamãe (La tête de mamam - França, 2005, Drama em cores, duração 95', Classificação Livre), primeiro longa-metragem de Carine Tardieu, que pertence a nova safra de cineastas franceses. A personagem principal é a jovem Lulu, que vive com sua depressiva, meio hipocondríaca e auto-centrada mãe. Um dia, Lulu encontra uma fotografia antiga que traz sua mãe, aos 20 anos de idade, nos braços de um homem estranho, feliz e radiante como ela jamais a viu. Lulu decide encontrá-lo e trazê-lo de volta, na esperança que sua mãe recupere o gosto pela vida.

Também dirigido por uma jovem estreante, na quinta-feira, 05, será exibido Baracat! (França, 2006, Drama em cores, duração 94’), de Djamila Sahraoui. No elenco: Rachida Brakni, Fettouma Bouamari, Zahir Bouzrar no elenco. É a história de Amel, uma médica de emergência num hospital na Argélia. Ela se esforça, na medida do possível, para conciliar sua profissão e sua juventude, apesar da guerra civil. Uma noite, voltando para casa, Amel constata que seu marido jornalista desapareceu e decide partir a sua procura. Vai acompanhada de Khadidja, uma enfermeira que, em sua juventude, ficou conhecida nos combates pela independência. Com Rachida Brakni, Fettouma Bouamari, Zahir Bouzrar.

Fechando a programação, A França (La France - França/França, 2007, Drama em cores, duração 102’), de Serze Bozon, com Sylvie Testud, Pascal Greggory, Gullaume Verdier, Jean-Christophe Bouvet, Guillaume Depardieur, Benjamin Esdraffo, François Négret, Laurent Talon. No outono de 1917, a guerra prossegue. A milhas de distância do campo de batalha, a jovem Camille leva uma vida marcada pelas notícias que seu marido manda do front. Um dia ela recebe uma carta em que ele termina com o casamento. Desnorteada e determinada a continuar a qualquer custo, Camille decide se disfarçar de homem para encontrá-lo. Ela segue direto ao front de guerra, cortando caminho pelos campos para evitar as autoridades. Numa floresta, passa por um pequeno grupo de soldados que não suspeita de sua identidade. Ela os segue e assim embarca numa nova vida e, conforme os dias e as noites passam, descobre o que nunca poderia imaginar, o que seu marido nunca lhe contou e o que seus novos companheiros irão evitar lhe mostrar: a verdadeira França.

Programação – A 1ª Semana de Arte e Cultura é uma realização do Programa Unidade da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) da UFMT, por meio da Coordenação de Cultura. As atividades ocorrem entre os dias 03 e 07 de novembro e incluem cursos e oficinas, encontros, exposições, apresentações artísticas e musicais em diversos pontos do Campus Universitário.

O objetivo do evento é integrar as ações e projetos dos departamentos e institutos que são voltados para as diversas linguagens artísticas como Literatura, Poesia, Cinema, Vídeo, Dança, Teatro numa grande mostra cultural dos alunos e professores da UFMT.

Além da mostra de filmes franceses, a Semana traz em sua programação outras atividades comemorativas ao Ano da França no Brasil. Entre elas, uma Mostra de Re-leitura de Pintores Franceses, uma mesa-redonda sobre o Ensino da Língua Francesa em Mato Grosso, e homenagens aos professores a professores ilustres do Departamento de Letras/Francês, entre outros.

Informações: 3615-8358





Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/151807/visualizar/