Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 30 de Outubro de 2009 às 07:22
Por: Sonia Fiori

    Imprimir


O encontro suprapartidário entre o PSDB, DEM e PTB, marcado para o dia 14 de novembro, em Sinop, deverá reforçar na prática o nome do prefeito tucano Wilson Santos para a disputa ao governo em 2010. Atendendo aos pedidos da cúpula do PSDB do Estado, o governador de São Paulo e presidenciável, José Serra confirmou sua presença no ato político. Participam nomes de peso das legendas, como o senador Jayme Campos (DEM) – candidato democrata ao comando do Palácio Paiaguás e a presidente estadual do PSDB, Thelma de Oliveira.

O presidente do diretório regional do DEM, Oscar Ribeiro, também participa do evento. De acordo com o secretário-geral do PSDB estadual, Aparecido Alves, a agenda de Serra no Estado prevê possível passagem pela Capital, onde deverá conceder entrevista coletiva à imprensa. No entanto, o cronograma oficial da visita do governador tucano ao Estado só será confirmada pela Casa Civil de São Paulo um dia antes da data do evento em Sinop, ou seja, no dia 13 de novembro.

Segundo Alves, a expectativa é de que a participação de Serra no evento ajude a engrossar o coro pela defesa da construção de um plano de governo conjunto entre o PSDB, o DEM e o PTB. No entanto, a cúpula tucana já trabalha nos bastidores políticos as costuras que visam assegurar liderança de majoritária de Wilson. No evento, os líderes das siglas também avaliam a possível repetição da composição nacional entre o PSDB e o DEM.

Entretanto, em Mato Grosso os tucanos e os democratas terão de encontrar um denominador em comum. Conforme os planos das Executivas nacionais, o DEM deverá apoiar Serra para a presidência da República e em contrapartida o Democratas teria em tese respaldo dos tucanos nos estados para construção da cabeça de chapa. Nesse caso, Jayme leva vantagem no cenário de negociações. O DEM também vem reforçando as ações para ampliar as chances do senador ser líder da corrida ao governo.

Pesquisas a serem realizadas a partir de janeiro de 2010 irão conduzir os entendimentos. Até lá, os principais líderes tucanos e democratas, além do PTB, debatem junto às bases e à população a confecção de um plano de governo. Os encontros suprapartidários servem também para medir o grau de satisfação dos eleitores o atual modelo de gestão do Estado. Segundo o secretário-geral do PSDB, os eventos suprapartidários serão realizados ainda com o objetivo de colher junto à sociedade sugestões para o programa de governo.

Entusiasta do lançamento do prefeito Wilson Santos ao governo, Thelma confia nas chances de o partido selar aliança com o DEM. Ela e Oscar Ribeiro se reúnem na próxima terça-feira, às 16h, em Cuiabá, para definir o calendário geral dos encontros suprapartidários.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/151925/visualizar/