Árbitro Evandro Rogério Roman é convidado do VI Encontro de Prefeitos
O árbitro Evandro Rogério Roman participará do evento como convidado. Ele recepcionará o comentarista esportivo Milton Neves que será um dos palestrantes do encontro.
Evandro é árbitro desde 1992. Gaúcho de Erval Grande, doutor em Educação Física. Ele atuava antes como goleiro na equipe de futsal da cidade de Céu Azul, no interior do Paraná. A pedidos dos amigos, apitava também algumas partidas. Percebendo que levava jeito com o apito, alguns amigos o aconselharam a fazer um curso de arbitragem. Fez logodois cursos de arbitragem, de campo e de futsal. No mesmo ano, Evandro iniciou a faculdade de Educação Física. Conseguiu pagar os estudos e se tornar professor de Educação Física graças à arbitragem.
Logo em seguida, Evandro fez Mestrado e iniciou uma nova empreitada científica que tinha como foco o árbitro de futebol. Sua tese de conclusão de curso foi: “Estudo comparativo entre os testes da FIFA e as reais exigências físicas do árbitro de futebol no campo de jogo”. Doutor em Educação Física, ele dirige o Centro Internacional de Estudos Científicos Aplicados ao Árbitro de Futebol, da Faculdade Assis Gurgacz, no interior do Paraná e é coordenador do curso de Educação Física da Faculdade de Cascavel. O Centro conta com uma equipe de quatro mestres e doutores e produz uma revista científica que vai para a terceira edição e trata especificamente da arbitragem de futebol.
Em 1995, Roman entrou para os quadros da CBF e sua estreia no quadro nacional foi como quarto árbitro na série B do Campeonato Brasileiro, na partida Coritiba x Mogi Mirim, tendo como árbitro da partida o carioca Jorge Rabello. A estreia no apito com o escudo da CBF veio no ano seguinte, em 1996, quando dirigiu seu primeiro jogo em âmbito nacional, XV de Piracicaba x Sergipe, pela série C. No mesmo ano estreou também na série A, apitando Atlético-MG x Bahia. Evandro foi eleito pelo portal de arbitragem Cartão Vermelho como o árbitro revelação da temporada. Agora está entre os melhores do Brasil, com uma promissora carreira internacional.
Comentários