Plano prevê meta ousada de redução do desmatamento em MT
Durante o lançamento do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas de Mato Grosso (PPCDQ-MT), o governador Blairo Maggi irá anunciar a meta estabelecida para o estado, na redução do desmatamento. A meta, segundo o secretário de estado de Meio Ambiente, Luis Henrique Daldegan é ousada e quantificada. “Mato Grosso é o estado que mais tem contribuído para a redução do desmatamento na Amazônia Legal. A meta estabelecida no Plano é uma proposta ousada, quantificada e busca o desmatamento ilegal zero”, disse o secretário. O PPCDQ-MT será lançado pelo governador Blairo Maggi nesta quinta-feira (29.10), às 9 horas, no Salão Nobre Secretário Cloves Vetoratto, do Palácio Paiaguás.
Luis Henrique Daldegan disse que o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas de Mato Grosso (PPCD-MT) reúne na verdade todas as ações que já estão sendo desenvolvidas pelo governo do estado mais os anseios da sociedade e tem no eixo que trata das ações de Fomento a Atividades Sustentáveis, um de seus pontos fortes. Nesse eixo estão previstas ações voltadas para a capacitação em técnicas de manejo florestal, sistemas agroflorestais, agricultura e pecuária sustentáveis, a recuperação de áreas degradadas, o incentivo a implementação de novas tecnologias e outros.
Luis Henrique Daldegan explicou que o Plano está lincado ao Fundo Amazônia/BNDES, onde já existem recursos da ordem de 1 bilhão de dólares disponíveis para financiar projetos nos estados da Amazônia Legal. Serão beneficiados com esse financiamento os projetos que seguirem a mesma linha de ação definida no Plano Estaduais, ou seja, os estados que não tiverem definidos seus Planos de Combate ao Desmatamento, não serão beneficiados com esses recursos.
“A partir da definição das ações elencadas no PPCDQ-MT, Mato Grosso definiu sua meta de redução do desmatamento ilegal até 2010, portanto, são metas condicionadas a execução das ações previstas no Plano”, salientou.
O Plano teve seu projeto de elaboração centralizado na Secretaria de Estado de Mato Grosso (Sema), sob as orientações da Casa Civil do Governo de Mato Grosso, com o objetivo de buscar articular diferentes entidades governamentais e não governamentais, incluindo o setor privado nas discussões da elaboração do plano.
Desde o ano passado os Governos do Estado e Federal vêm trabalhando em parceria com os vários segmentos da sociedade civil organizada na construção do PPCDQ-MT. Esse trabalho conta ainda com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e do Governo do Reino da Noruega.
O Plano é fundamentado em quatro componentes: Ordenamento Territorial, Monitoramento e Controle, Fomento a Atividades Sustentáveis e Governança Ambiental. Dentro desses temas principais foi pensado, desenvolvido e definido um conjunto de ações que refletem a realidade e os anseios dos diferentes setores em relação a prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento e queimadas no Estado.
Para conhecer as propostas do PPCDQ-MT basta consultar o site da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), pelo endereço www.sema.mt.gov.br/arquivos/PPCDMT_preliminar_consulta.pdf
Comentários