Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 28 de Outubro de 2009 às 09:52
Por: Willian Fidelis

    Imprimir


O secretário chefe da Casa Militar, coronel Alexander Torres Maia, recebeu nesta terça-feira em seu gabinete dois estadunidenses representantes de órgãos ligados à agricultura do estado de Illinois, nos Estados Unidos (EUA). Joyce Watson é presidente da Illinois Agricultural Leadership Foundation (IALF), e Peter Goldsmith é diretor executivo da University of Illinois At Urbana- Champaign, eles vieram a convite de Ricardo Arioli Silva, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Federação de agricultura de Mato Grosso (Famato).

O intuito desta reunião foi para tratar da vinda a Mato Grosso de um grupo de empresários/estudantes de um curso de pós-graduação em Liderança do Agronegócio, coordenados por Joyce e Peter. A visita no Estado será em fevereiro de 2010 para mostrar aos visitantes como é a produção agrícola, e também como o Governo vem tratando as questões ambientais.

Este grupo é formado por 30 executivos de vários ramos relacionados ao agronegócio nos EUA que estão se especializando para gerir o setor. No decorrer do período de dois anos são ministradas diversas disciplinas, dentre elas uma que eles tem que visitar um país que desenvolve técnicas de produção. E este ano o Brasil foi escolhido, e o Estado de Mato Grosso em especial, pois vem se destacando cada vez mais na produção de alimentos mundialmente.

Segundo Ricardo Arioli, o contato surgiu há dois anos e várias trocas de experiências já foram feitas, e esta visita vem concretizar o trabalho “Eles vem para conhecer a nossa agricultura, entender como é o nosso agronegócio, as diferenças e as semelhanças que existem na produção de soja, como foi feita a nossa ocupação territorial. E nós queremos mostrar pra eles o grande desafio da produção ambientalmente sustentável que nós temos aqui. Que ao contrário deles que abriram as áreas há muito mais tempo que nós, eles não sofreram esta pressão ambiental de Reserva Legal e Área de Preservação Permanente. Então nós iremos mostrar também o sistema de licenciamento ambiental do Governo, que estão bastante avançados”.

O chefe da Casa Militar destacou a importância de mais esta visita internacional que o Estado recebe no Governo de Blario Maggi, “O Estado tem se despontado no uso da tecnologia, pela forma responsável e sustentável com que tem produzido e principalmente aumentado a sua produção, e isso chama a atenção dos nossos parceiros e concorrentes nacionais e internacionais. Em janeiro de 2010 teremos a visita de mais de 100 produtores rurais, e em seguida no mês de fevereiro já iremos receber este grupo de 30 executivos, e isso vem confirmar então a nossa posição de destaque mundial, no que diz respeito à produção de alimentos”.

Sobre a agenda dos executivos em Mato Grosso, o secretário fez questão de destacar o que o Estado tem avançado. “Nós estaremos buscando compartilhar os nossos avanços e mostrando o nosso exemplo, para que o mundo possa também se utilizar das práticas ambientalmente corretas, para estarem então aumentando e dando continuidade à sua produção, e cumprindo desta forma o seu papel social. O estado tem servido como exemplo nas questões de regularização fundiária, onde nós mostramos a preocupação de saber quem são os nossos produtores, onde eles estão localizados, se estão cumprindo as suas obrigações ambientais previstas em leis”.

Ele ainda frisou como esses avanços estão bem reais “E isto tudo é possível através do MT Legal, que é um programa que nós lançamos a partir do próximo dia 16 de novembro, com o governador Blairo Maggi entregando as primeiras certidões provisórias. Onde o produtor rural vem para o cadastro e se apresenta à secretaria de Meio Ambiente (Sema), dizendo quem ele é, o que e onde produz, e desta forma nós podemos então acompanhar a sua produção. Garantindo e atestando para o mundo, que aquilo que o fruto do seu trabalho cumpre todas as exigências ambientais e está de acordo com o que nós temos imposto como necessário para que a produção seja assim feita, e desta forma não sofrer nenhum tipo de barreira no que diz respeito à sua comercialização”, encerrou o coronel Alexander Maia.

Após a reunião na Casa Militar os visitantes partiram para outras duas reuniões na Famato e Sema, onde trataram de mais detalhes da agenda dos executivos.





Fonte: Assessoria/Casa Militar

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/152135/visualizar/