Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 27 de Outubro de 2009 às 16:23
Por: Lorenna Rodrigues

    Imprimir


Dados preliminares divulgados pelo Banco Central nesta quarta-feira mostram um aumento nas taxas de juros no início de outubro. De acordo com o chefe-adjunto do Departamento Econômico do BC, Túlio Maciel, até o dia 13, os juros médios ficaram em 36,3%, aumento de 1 ponto percentual em relação ao registrado em setembro.

As taxas de juros para pessoa física --que alcançaram o menor nível da história em setembro-- subiram 2,4 pontos percentuais nos primeiros treze dias de outubro, chegando a 46%. Já os juros de empréstimos para pessoas jurídicas se mantiveram praticamente estáveis em 26,4%, contra 26,3% em setembro.

Maciel ressalta, porém, que esses dados poderão mudar até o fechamento do mês e as taxas voltarem a cair.

"Isso reflete principalmente mudanças de modalidade de concessões no mês, mas são dados muito preliminares. No mês anterior, também havia sido antecipado o aumento [nas primeiras semanas], mas depois se reverteu", afirmou.

O "spread" até o dia 13 de outubro também subiu, ficando em 26,7 p.p. --0,7 p.p. acima do registrado no final de setembro. Para pessoas físicas, ficou em 35,3 p.p., aumento de 1,9 p.p. e, para pessoas jurídicas, 17,6 p.p. --aumento de 0,1 p.p.

O volume total de crédito, por sua vez, aumentou 1,8% até 13 de outubro. O volume para pessoas físicas foi 2,3% maior e, para pessoas jurídicas, 1,3%. Pela média diária, as concessões aumentaram 5,7% em outubro, tendo sido registrado aumento de 6,4% para linhas de pessoas físicas e 5,3% para pessoas jurídicas.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/152209/visualizar/