Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 27 de Outubro de 2009 às 07:53

    Imprimir


Mato Grosso acumula uma retração de 35,4% no volume de carne bovina exportada de janeiro a setembro de 2009 ante igual período do ano passado. Nos nove primeiro meses de 2008, a quantidade embarcada pelo Estado aos diversos importadores totalizou 213,447 mil toneladas e este ano baixou para 137,854 mil. Mesmo com tamanha queda, Mato Grosso tem o segundo maior volume exportado do país, atrás apenas de São Paulo que vendeu 444,653 mil (t) no período. No Brasil, as vendas externas de carnes bovinas soma 1,079 milhão (t) no acumulado até setembro.

O presidente do Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Mato Grosso (Sindifrigo-MT), Luiz Antônio Freitas, explica que o principal motivo para as vendas externas terem caído é a crise financeira internacional, em que os países importadores limitaram as compras, fazendo com que sobrasse mais produto no mercado interno, depreciando o valor da carne, o que vem beneficiando os consumidores mato-grossenses e brasileiros. Outro motivo que recuou a demanda externa é o alto valor da carne estadual.

Freitas afirma que o preço da arroba está alto e que quando o produto é ofertado no mercado externo, os compradores acham caro e não fecham negócio. Ele complementa dizendo que na hora a valorização do real frente ao dólar também influencia no ganho e que muitas vezes opta-se por não exportar. "A perspectiva é que as exportações sejam retomadas gradativamente e que os preços diminuam também".

Dados divulgados ontem pelo Imea mostram que as exportações para a União Europeia, que é um dos principais consumidores da carne bovina mato-grossense caíram significativamente. Em 2008, a média mensal em quantidade exportada ao bloco econômico totalizou 1,638 toneladas e este ano caiu para 804 (t), retração de 50,9%. Para o Oriente Médio, o volume embarcado mensalmente este ano é de 2,219 mil (t), 36,2% a menos que as 3,481 mil (t) do ano passado. Por outro lado, a Rússia, que também é um importante importador do produto estadual aumentou em 82,2% o volume mensal adquirido de Mato Grosso, ampliando de 3,182 mil (t) em 2008 para 5,8 mil (t) este ano.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/152268/visualizar/