Projetos culturais terão participação popular
Dois projetos culturais aprovados na 2ª e 3ª edição do Programa Estadual de Apoio a Cultura (Proac) do Governo do Estado terão o diferencial da participação popular. Os municípios de Chapada dos Guimarães e Tangará da Serra serão cenários em circuito nacional na exibição de fotos e em um curta-metragem, respectivamente.
Os fotógrafos Chico Venâncio e Eduardo Ikeda serão os responsáveis pelas imagens de Chapada, que promete mostrar no trabalho as fotos macros, cotidianas, surrealistas, além das tradicionais paisagens conhecidas pelos matogrossenses. A ideia é incentivar o turismo nacional através dessa diversidade. Para Tangará, o jornalista Betell Fontes será o diretor do filme. Ambos os projetos tiveram a participação da jornalista Thaís Raeli na elaboração, que ficará responsável pela produção, divulgação e roteiro.
“Antes de concluirmos a amostra de fotos e o roteiro do filme faremos audiências com representantes da sociedade para debater qual a melhor forma de levar a identidade desses dois municípios para fora do Estado. Queremos ouvir da população como ela se vê e reproduzir a música, a dança e até mesmo das lendas urbanas”, disse Thaís.
Os dois projetos foram aprovados no valor de R$ 70 mil, já estão com a documentação encaminhada e aguardam a liberação do recurso pela Secretaria de Estado de Cultura. “Queremos que o filme tenha uma linguagem atraente para o público de Tangará e para incentivar o turismo e o desenvolvimento sócio-econômico da região Médio Norte. Vamos usar uma história, mas o pano de fundo são as belezas naturais para que mais pessoas possam conhecê-las”, acrescentou Betell.
Os dois projetos já contam com apoio da Unisat Educacional, com seis pólos em Mato Grosso, das prefeituras de Tangará da Serra e Chapada dos Guimarães e do deputado federal Valtenir Pereira.
Comentários