Deputados defendem criação de hospital regional da Baixada Cuiabana
Parlamentares acreditam que prédio do antigo Hospital das Clínicas pode ser utilizado para solucionar caos na saúde pública
Os deputados José Domingos Fraga, Wagner Ramos e Carlos Antônio Azambuja apresentaram na quinta-feira (22) uma indicação ao Poder Executivo que solicita emergencialmente a aquisição da estrutura física do antigo Hospital das Clínicas de Mato Grosso, para implantação do Hospital Regional da Baixada Cuiabana (HRBC).
Os parlamentares argumentam que o governador Blairo Maggi, ao adquirir a estrutura física e os equipamentos do antigo Hospital das Clínicas de Mato Grosso, pode resolver o problema da saúde, não só de Cuiabá, como dos municípios da Baixada Cuiabana que, em situação de emergência, terminam sempre deslocando seus pacientes para o Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, em busca de tratamento médico-hospital especializado.
O Hospital das Clínicas conta com quatro centros cirúrgicos, uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), 11 leitos e 120 apartamentos em ótimas condições de uso, porém, em desuso em decorrência do estado de falência daquela instituição. O Hospital das Clínicas foi construído com recursos do BNDS e foi desativado em decorrência do acúmulo de dívidas de seus proprietários.
Com um sistema de distribuição moderna o hospital está pronto para atender a população. Os equipamentos existentes podem ser utilizados de imediato, pois, encontram-se em conformidade com as normas da Vigilância Sanitária, podendo entrar em funcionamento em menos de quinze dias e resolver o caos da saúde pública, instalada em Cuiabá e região.
Atualmente, o passivo do antigo Hospital das Clínicas junto ao BNDES, conjugados com a inadimplência com o INSS e com a REDE CEMAT pode chegar a R$ 12 milhões, dívidas esta que pode ser negociada pelo Estado, junto a estas instituições. Tornando-se totalmente possível ao Executivo assumir a propriedade do imóvel.
Os deputados acreditam que o Governo dará um grande passo para resolver a crise que se instalou no estado por conta à falta de estrutura hospital, ao adquirir o Hospital das Clínicas.
Comentários