Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 22 de Outubro de 2009 às 00:44
Por: Sonia Fiori

    Imprimir


O governador Blairo Maggi (PR) disse que irá conversar pessoalmente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para definir o rumo político que tomará em relação às eleições de 2010. Ao admitir que a abertura de espaço no governo Federal ainda não foi posta oficialmente, Maggi lembrou que o assunto vem sendo discutido com “pessoas ligadas a ele” – ao se referir ao presidente do PT estadual, deputado federal Carlos Abicalil.

O chefe do Executivo estadual confirmou ainda sua disposição de disputar um cargo eletivo, mas ressaltou que a possível opção pelo Senado ainda passará pelo crivo da família e de novas rodadas de discussões no PR e com líderes políticos.

Na manhã de ontem, ao participar da assinatura de protocolo entre o Executivo estadual e o Banco do Brasil para o setor do agronegócio, realizado no Palácio Paiaguás, Maggi explicou que ainda não houve entre ele e o presidente Lula uma conversa oficial. “Não tem isso. O presidente quando veio a Alta Floresta disse que eu tinha capacidade para assumir um ministério, mas não houve um convite oficial. Tenho de trabalhar com o que tenho na mão. Não conversei com ele (Lula), mas com pessoas ligadas a ele. Tenho de conversar com ele pessoalmente”, enfatizou.

O governador reiterou ainda sua decisão de deixar o comando de Mato Grosso para colaborar com o projeto do PMDB de lançar o vice-governador Silval Barbosa ao governo. Destacando que seu último prazo para se afastar é o dia 4 de abril de 2010, Maggi voltou a frisar que o assunto está em fase de análise. O chefe do Executivo estadual mencionou ainda que sua decisão de retomar o projeto de disputar cargo eletivo no próximo pleito está ligada diretamente a posição adotada pelo empresário Mauro Mendes de deixar o PR para migrar para o PSB.

Na avaliação dele, a mudança de planos do empresário está relacionada à intenção de lançar seu nome no pleito eleitoral. “Ele disse para mim que não seria candidato e eu disse que seu movimento era de candidato”, comentou.

Abicalil reiterou ontem que Maggi avalia as duas possibilidades: assumir um ministério ou disputar vaga ao Senado. O presidente do PT disse que considera o nome do chefe do Executivo estadual capaz para comandar qualquer um dos postos mencionados. Foi mais além ao frisar que no comando do Estado Maggi demonstrou capacidade para gerir com eficiência o desenvolvimento de Mato Grosso. Ele destacou ainda que o governador deverá manter essa conversa com o presidente Lula nos próximos encontros institucionais.

Em relação à disputa ao Senado, o chefe do Executivo estadual reforçou seu entendimento de que só tomará uma decisão oficial após ampla avaliação sobre a repercussão do projeto – tanto no âmbito político como na organização familiar. “Depende de conversas que tenho de fazer com lideranças. Porque definido não terei a oportunidade de voltar atrás”, enfatizou.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/152584/visualizar/