Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 21 de Outubro de 2009 às 18:27

    Imprimir


Senadora destaca união entre poder público e moradores para restabelecer a economia

Em discurso proferido na tribuna do Senado Federal, em Brasília, a Senadora Matogrossense, Serys Slhessarenko (PT), teceu vários elogios a política de desenvolvimento econômico e social desencadeada pela atua administração municipal de Nortelândia, que ela teve oportunidade de conhecer quando da sua visita realizada no sábado (17.10), e saiu entusiasmada com o envolvimento de parcela da população aos projetos que estão em andamento, visando resgatar o potencial de crescimento da cidade.

A parlamentar federal apresentou um balanço de sua incursão pelo interior do estado naquele final de semana, pontuando o que conheceu e sentiu nos municípios do Médio-Norte, citando algumas cidades, mas deu ênfase ao fato de que na ausência de uma grande empresa para se instalar no município, e gerar os empregos desejados, está buscando uma saída e classificação as ações como uma verdadeira revolução. “Em Nortelândia o poder público está apostando no esforço coletivo para mudar a realidade em parceria com a população, e a mudança já começou” exclamou ela. Serys, disse que quando conheceu a cidade percebeu uma grande dificuldade de esta encontrar sua vocação, e que agora vislumbrou um novo momento. “Cheguei lá agora, cooperativas de costureiras, de artesãos, de pequenos produtores estão nascendo no município, que resolveu apostar nesta vocação: a de se transformar numa cidade cuja economia está pautada pelo pequeno e microempresário, e pela agricultura familiar” destacou .

A senadora disse que este trabalho é de se considerar um efeito, por que ela acredita no cooperativismo, na organização e na força da população, principalmente da mulher, como mola propulsora do desenvolvimento, principalmente quando se diversifica a produção, aumentando as chances de os empreendimentos obterem sucesso. “É muito importante se fazer política desse jeito” sentenciou Serys. Ela disse que o engajamento da esfera pública com a população está mostrando que está havendo uma mudança de comportamento e de atitude. É a mudança de mentalidade que tem de começar a acontecer. Os gestores têm de ter esse compromisso e a população também, incentivou.

Os variados projetos desenvolvidos em Nortelândia estão acontecendo em parceria com grandes empresas e instituições, alguns deles focados na formação e qualificação das mulheres, como forma de incrementar a renda familiar, o que chamou a atenção da parlamentar matogrossense, que citou como exemplo o projeto “Sementeia”, que é uma parceria do Grupo Camargo, através da Arrossenssal Agropecuária S/A, o Instituto Camargo e a ONG Mundaréu do Estado de São Paulo, que hoje produz 23 tipos diferentes de produtos, que vão desde bolsas a nécessaires, chapéus, e etc., todos confeccionados de forma artesanal por 25 mulheres. A idéia do projeto é chegar a 100 mulheres cooperadas, no final do curso. “A Sementeia já está vendendo parte da sua produção, senhores, em grandes centros como São Paulo, e não tem o suficiente para quem quer” anunciou.

Serys Slhessarenko, demonstrou ter ficado contente com o que conheceu no município, e em outras palavras disse acreditar que a cidade pode viver um novo momento, desde que haja um engajamento de todos os cidadãos, aproveitando o estimulo do gestor. “É incrível, o que a gente viu acontecendo lá, numa cidade pequenininha, que estava fadada quase que a ficar com metade da população que tinha. Ela está crescendo, e as pessoas, se organizando, e as pessoas, produzindo, e as coisas estão acontecendo. Não esperaram só pelo Poder Público, não. O prefeito é uma liderança que está estimulando as pessoas a se organizarem, a se mobilizarem, a se juntarem em grupos com interesse de fabricar, de produzir alguma coisa” aconselhou.

No discurso, a senadora citou projetos que conheceu como o recém lançado Japuíra em parceria com o Instituto Matogrossense do Algodão (IMA) e a Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão (AMPA), que desenvolve em conjunto com a prefeitura uma cooperativa de costureiras, formando mão de obra qualificada e oferecendo novas oportunidades para aproximadamente 50 mulheres, que vão confeccionar uniformes para grandes empresas da região. Outras 25 mulheres também serão preparadas para uma pequena fábrica de sandálias artesanais, confeccionadas a partir da bucha, utilizadas muitas vezes, para tomar banho, e que podem se transformar numa grande fonte de renda. Outra iniciativa a ser trabalhada são a confecção de rasteirinhas, o curso terminou recentemente, bem como varias peças utilizando papel jornal, outro curso encerrado recentemente. A cooperativa de pequenos produtores (Coopermisa) também é outra aposta da gestão, que já conseguiu recursos para aquisição de maquinas, equipamentos e veículos, na montagem de um laticínio, que produzirá queijo, doces e iorgute.

Fechado a cerca de cinco anos, onde antes funcionava o parque de exposições da cidade, o local esta se transformando numa espécie de incubadora de cooperativas e pequenas empresas. O espaço estava totalmente deteriorado, e está sendo recuperado com apoio de empresas como o Grupo Camargo, além da própria prefeitura para atender esta nova dinâmica. Lá, vão produzir leite, queijo, iogurte e doce de leite, visando abastecer o Município e a região.

Enfim são varias as ações que estão em andamento, e outras que aguardam a liberação de recursos dos governos Estadual e Federal para serem implantados, e assim atingir o objetivo de dar uma guinada na economia e transformar a vida das pessoas.





Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/152607/visualizar/