Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 21 de Outubro de 2009 às 08:01
Por: Sílvia Devaux

    Imprimir


Através de emenda parlamentares da bancada federa de Mato Grosso o governo do Estado garantiu uma contrapartida de 10% sobre R$ 58 milhões que o Fórum de Secretários Municipais de Meio Ambiente, Agricultura, Pecuária e Turismo viabiliza junto à União para estruturar melhor essas áreas, especificamente o turismo rural e a agricultura familiar nos 141 municípios mato-grossenses. Dois projetos foram apresentados pelo grupo contemplando as duas áreas específicas.

O coordenador do Fórum, Edson Justino dos Reis ficou satisfeito com a avaliação do governador Blairo Maggi para a iniciativa de criação do Fórum. “O governo viu que o Fórum vem fortalecer o trabalho de desenvolvimento rural do Estado”, comemorou Reis. Os recursos serão distribuídos para as secretarias de Agricultura e Turismo. Serão adquiridos kits contendo maquinários, veículos, implementos agrícolas, notebooks e GPS para os 141 municípios.

Os investimentos na agricultura familiar abrangerão em torno de 140 mil famílias, incluindo assentados, para atender todo o sistema de produção, transporte e beneficiamento da produção familiar. No turismo rural, o projeto atingirá os municípios a 250 quilômetros de Cuiabá com a instalação de sinalização, construção de praças e quiosques, turismo inicial e descobrimentos de outros pontos turísticos, pensando-se também na Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014.

O secretário extraordinário de Projetos Estratégicos, José Aparecido dos Santos (Cidinho), confirmou a satisfação do governador com a organização dos secretários ao reunirem-se em um fórum para a discussão das demandas municipais a exemplo dos consórcios rodoviários. “Em Macapá (AP), o governador conversou com o ministro Minc (Carlos Minc do Meio Ambiente) que garantiu até dezembro conseguir resolver essas regularizações”, contou Cidinho, ao revelar que o ministro pode até aumentar o prazo para que os produtores se legalizem.

A bancada federal de Mato Grosso tomou conhecimento das propostas em uma reunião de dois dias na Associação Mato-grossense de Municípios (AMM). Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon Weirich, a audiência desta terça-feira foi uma “reunião de revisão dos valores e das propostas apresentadas, para então concluirmos o projeto a ser encaminhado à bancada federal, em Brasília, para as emendas do orçamento 2010”.

FÓRUM

O Fórum foi criado em agosto, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável nos três setores da Administração Pública municipal por meio de ações executadas com o apoio dos governos federal e estadual. O fórum é constituído por 30 secretários, sendo 15 titulares e 15 suplentes, representantes dos 15 consórcios intermunicipais de desenvolvimento em atuação em Mato Grosso.





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/152664/visualizar/