José Riva desponta como ‘fiel da balança’
Deputado José Riva, considerado a maior liderança do PP no Estado, tem se tornado também um exímio articulador entre os partidos da base aliada
O deputado estadual José Riva (PP) despontou como o fiel da balança no destino político adotado pelo governador Blairo Maggi (PR). Teria vindo do parlamentar o último e decisivo conselho ao republicano, que já anunciou ao PR que renunciará ao último ano de mandato à frente do Paiaguás.
A figura de Riva não ganha destaque por acaso. Além do reconhecido poderio político do deputado, com a renúncia anunciada de Maggi, o líder do PP passa a ser o vice-governador de fato. Na condição de presidente do Legislativo, ele se torna o substituto legal de Silval Barbosa (PMDB), atual vice de Maggi, numa eventual licença do peemedebista.
Ontem, declarações de Silval davam conta do peso da opinião de Riva na decisão final de Maggi. O vice-governador declarou à imprensa que o governador consultaria correligionários e, na sequência, Riva, antes do anúncio de uma decisão final sobre seu futuro político. Silval, porém, negava no começo da tarde que Maggi já teria comunicado a posição pela saída antecipada do governo.
“Vi na internet e não falei com o deputado Wellington (Fagundes, presidente estadual do PR). O governador não me disse nada. A conversa que tive com Maggi é que ele vai ouvir o PR e depois o deputado Riva”, declarava Silval. No discurso oficial, tal ‘consulta’ ao progressista, membro da base aliada de Maggi, teria ocorrido porque o governador já havia convidado o PP para compor o projeto de candidatura de Silval Barbosa ao governo do Estado em 2010.
A movimentação na Assembleia Legislativa ontem apontava para um encontro entre Riva e Maggi. A tradicional reunião do colégio de líderes da Casa, que acontece sempre nas tardes de terça-feira, foi cancelada pelo parlamentar. Enquanto isso, líderes do PMDB de Silval recebiam num dos auditórios do Legislativo a visita do ex-ministro Mangabeira Unger, que acaba de se filiar ao PMDB.
O presidente do PR no Estado, deputado licenciado Wellington Fagundes, confirmou na manhã de ontem que o governador e Riva iriam se reunir.
Comentários