Wagner pede ao governo 11 micro-ônibus para Apaes do Médio Norte
Se depender do deputado Wagner Ramos, as Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de 11 municípios mato-grossenses receberão do governo um incentivo importante para que consigam melhorar ainda mais o nível de trabalho que vêm desenvolvendo no atendimento integral à pessoa com deficiência e na luta pelos seus direitos no estado.
O vice-líder do Partido Republicano na Assembléia Legislativa pediu ao governador Blairo Maggi e ao secretário-chefe da Casa Civil, Eumar Novacki, a doação de um micro-ônibus para cada uma das Apaes que funcionam em Tangará da Serra, Arenápolis, Aripuanã, Barra do Bugres, Brasnorte, Campo Novo do Parecis, Denise, Nova Maringá, Nova Olímpia, Nortelândia e Sapezal.
"As Apaes vêm realizando um trabalho fantástico com seus alunos e tornando cada vez mais real a inclusão deles na sociedade. A diferença é que, em sua grande maioria, essas entidades contam apenas com trabalho voluntário, doações de entes públicos e privados, e travam uma luta constante para angariar fundos para se sustentar", disse o parlamentar.
Ele salientou ainda que, apesar do atendimento ser considerado bom, as Apaes passam por dificuldades financeiras que se tornam ainda maiores quando precisam de veículos para transportar seus alunos para eventos fora da área escolar.
Como exemplo, Wagner Ramos citou o caso da Apae de Tangará da Serra que funciona há 20 anos e há 15 anos mantém a Escola Especial Raio de Sol. Referência em Mato Grosso, ela sempre contou com pessoas que dedicam suas vidas ao trabalho voluntário e atualmente atende cerca de 200 portadores de necessidades especiais.
"Para termos uma noção da importância do seu trabalho, além das aulas normais do ensino fundamental a instituição oferece oficinas de marcenaria, horticultura, jardinagem e tecelagem. Mais importante ainda, nela os alunos também são atendidos por profissionais nas áreas de psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e psicomotricidade", explicou o deputado a Maggi e a Novacki.
Há 53 anos a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é uma entidade de referência no Brasil e, por conta da experiência adquirida e da dedicação praticada pela entidade nesse mais de meio século, a marca Apae se fortaleceu e se tornou uma rede presente em mais de 2 mil municípios nos estados brasileiros.
Comentários