Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 19 de Outubro de 2009 às 08:01
Por: Luiz Fernando Vieira

    Imprimir


Quem assistiu ao já clássico Matrix, dos irmãos Wachowski, provavelmente percebeu a jogada com a expressão red pill. Vem do inglês e quer dizer pílula vermelha, aquela que o personagem Neo (Keanu Reeves) toma para ter acesso à realidade. Até então, ele estava num mundo que não era real, pelo menos não como o conhecemos. É justamente no sentido de chamar as pessoas a abrirem os olhos para uma realidade que se instala, que o jornalista e especialista em Marketing Digital, Nino Carvalho, proferiu palestra na última quinta-feira (15), no auditório Arquimedes Pereira Lima, no Grupo Gazeta de Comunicação.

O evento marcou o lançamento oficial da Primeira Semana Nacional de Criação Publicitária de Mato Grosso, que ocorrerá entre os dias 3 e 7 de novembro, no auditório do Cuiabá Lar Shopping, promoção conjunta entre o Papo Criativo e o Grupo Gazeta. Nino é um dos palestrantes oficiais da semana - fará o workshop de fechamento -, que contará ainda com outros nomes importantes da publicidade brasileira.

Para o consultor em Estratégias e Inteligência de Marketing Digital, participar da iniciativa é uma grande oportunidade de dar continuidade a um trabalho que vem fazendo há algum tempo. E que é baseado em alguns valores que considera interessantes na rede mundial, como por exemplo a transparência, o fato de ser um espaço para diálogo e de oportunidades. Uma de suas preocupações, explica, é unir profissionais, estudantes, empresários e quem mais se interessar pela área de internet, para pensar junto em como usá-la para melhorar o mundo em que vivemos. Exercitar a crítica, repensar a educação, melhorar a inclusão das pessoas na sociedade.

Ele ressalta que as novas mídias são um caminho sem volta, ainda que haja uma certa resistência, mesmo em países ditos desenvolvidos. Nino lembra que isso é normal, sempre existiu resistência a inovações e as tecnológicas não escaparam disso. Com a internet, salienta, acontece que, diferente de outras mídias, ela permite que as pessoas se unam, se agrupem coletivamente de uma maneira que nunca foi pensada antes. "Isso dá um poder para as pessoas, causa o que eu chamo de uma revolução". Não considera a tão sonhada democratização da comunicação, afinal ainda há muita gente que não tem acesso, mas é um caminho. "Eu hoje não sou mais obrigado a consumir informação somente dos grandes veículos", exemplifica. Hoje qualquer um pode gerar informação e colocar à disposição na rede.

Se as pessoas estão migrando, as empresas também terão que fazer isso um dia, frisa. Porém, já sabendo de algumas novas características do público. "Eu acho que tem uma grande sacada, que eu chamo de red pill, que é a coisa da pílula vermelha, a metáfora do Matrix. Eu acho que as pessoas e as empresas, principalmente, têm que tomar a tal da red pill. Quer dizer, elas têm que enxergar que o mundo mudou, o novo consumidor é um cara mais cético, menos fiel, mais promiscuo em relação às marcas, é mais malandro em relação à publicidade, conhece mais tecnologia. Ele está muito conectado ao grupo social dele e o que o grupo social determina ou prega é aquilo que vale". Essa mudança social, talvez potencializada pela internet, é uma das peças chaves que ele tem falado em eventos como a Semana de Criação.

"Os novos grupos de comunicação vão ter que se reinventar não só para passar para esse segundo estágio na evolução, mas também para ajudar a sociedade, a massa, a fazer uma transição suave, sem medo de internet. É fundamental que esses influenciadores e formadores de opinião tenham consciência desse papel".

União - O redator publicitário Léo Stefan conta que a Semana de Criação é o primeiro evento do gênero feito pelo Papo Criativo, mas faz parte de um trabalho desenvolvido desde 2008 e que inclui cursos voltados à área da Publicidade. O Papo Criativo, frisa, tem o objetivo de fomentar o conhecimento no setor, trazer o que de melhor acontece no Brasil e no exterior para Cuiabá. Outra preocupação, diz, é reunir a classe em prol do crescimento do mercado. "Quando as pessoas jogam juntas e buscam o mesmo objetivo, que é o crescimento do mercado, não é só uma agência ou um profissional que vai sair ganhando, é o todo".

"Para a semana, estou trazendo quatro profissionais de ponta, cada um num segmento diferenciado. Tem a Daniela Meirelles, que é consultora internacional de branding, com escritório no Rio, São Paulo, Nova York; o José Carlos Veronezzi, que é base acadêmica para quase todas as faculdades do Brasil com relação a mídia e vai falar sobre planejamento de mídia; Ana Castelo Branco, que esteve na África durante seis anos e se tornou diretora de uma das principais agências do Brasil, respeitada no mundo todo; e o Nino Carvalho, que é referência nacional em marketing digital", enumera.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/152843/visualizar/