Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 15 de Outubro de 2009 às 08:30
Por: Sabrina Gahyva

    Imprimir


O governador Blairo Maggi (PR) afirmou que sua meta para as eleições majoritárias de 2010 é manter o partido no comando de Mato Grosso. A declaração de Maggi fortalece sua pré-candidatura ao Senado Federal e amplia a incógnita em torno do nome que os republicanos apoiarão na disputa pela susseção estadual no próximo ano.

Em coletiva concedida na tarde desta quarta-feira (14), durante a solenidade de ampliação do parque de produção da empresa franquiada da Coca-Cola em Mato Grosso, a Renosa, Maggi admite que a saída do empresário Mauro Mendes do PR para o PSB foi o 'detonador' para sua possível corrida ao Senado.

“Com a saída dele (Mauro Mendes) houve uma movimentação política, não poderia deixar meu partido esmilinguir”, justificou.

Especula-se, nos bastidores, que a decisão de Maggi em “comprar a briga” para garantir o espaço do PR nos próximos quatro anos seja reflexo da 'pálida' atuação de seu vice-governador Silval Barbosa (PMDB) na disputa pela sucessão. Barbosa é pré-candidato ao governo do Estado, mas encontra resistências dentro de seu partido e nas demais siglas da base situacionista.

O governador reitera que apóia a candidatura de seu vice, mas muda de tom quando provocado. “A candidatura de Silval precisa se viabilizar, os candidatos precisam buscar apoio”, adverte.

Em seguida, sinaliza a possível mudança de estratégia. “Vamos definir o que é melhor para o partido, Silval, Jaime (DEM) ou Riva (PP). O que for melhor vamos apoiar”. Indagado sobre a metodologia que seria utilizada para empolgar a candidatura do vice, Maggi é cauteloso: “tudo será feito naturalmente”.

O dilema entre a estratégia dos republicanos e a realidade nua e crua ganhou força com a mudança partidária de Mendes. O empresário, considerado afilhado político de Maggi, contrariou as declarações públicas do governador de que não sairia do PR.

A migração partidária causou mal estar no PR em função da proximidade política e pessoal entre ambos. Acredita-se que a mudança e o possível lançamento de Mendes à disputa majoritária seria uma forma de enfraquecer a candidatura do prefeito Wilson Santos (PSDB), de Cuiabá, ou ainda ser uma alternativa dos republicanos.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/153104/visualizar/