Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 15 de Outubro de 2009 às 04:18

    Imprimir


Os profissionais da saúde e demais áreas sociais poderão participar de um grande evento na capital mato-grossense. Cuiabá recebe entre os dias 18 a 20 deste mês o 4º Simpósio Brasileiro de Hansenologia, destinado à discussão dos diferentes aspectos da doença, suas peculiares características e formas como podemos contribuir para a melhoria das condições de saúde das pessoas afetadas.

O presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia, Marcos Virmond, conta que se trata de um evento anual, que a cada edição acontece em uma capital do país, com uma média de participação de 300 pessoas. “Desta vez Cuiabá foi escolhida não só por ser a entrada do Pantanal e um bela cidade, mas por chamar a atenção das autoridades e dos profissionais da saúde para os problemas da hanseníase na região Centro-Oeste e a necessidade de priorizar ações de controle”, explica.

“Hoje, no Brasil, temos cerca de 38 mil casos novos a cada ano de hanseníase, mas a taxa de detecção não difere muito de épocas passadas. O Estado do Mato Grosso no ano de 2007 apresentava uma taxa de casos novos de mais de 100 pessoas com a doença por 100 mil habitantes, o que é um número muito preocupante”, declara. E infelizmente nem todos os médicos e demais profissionais da área social e de saúde possuem informações suficientes sobre o assunto. “Há a necessidade de melhorar e expandir o conhecimento da hanseníase entre os médicos, principalmente aqueles que atuam nas unidades de saúde para que possam diagnosticar precocemente os casos”, afirma.

O Simpósio abordará quase todos os aspectos relevantes à hanseníase e seu controle, desde os avanços no tratamento da dor neuropática, passando pelos aspectos de imunologia, genética, tratamento, epidemiologia, até as discussões sobre história e direitos humanos. Além de palestras, haverá ainda as mesas redondas com o objetivo de atualizar os participantes sobre diferentes aspectos. “O evento conta ainda com a participação de dois conferencistas do exterior, o professor Pran Das da Holanda e o professor Frank Duerksen do Canadá e a presença do Ministro Paulo Vanucci da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República”, conta.

O Simpósio de Hansenologia surgiu como uma sugestão da Coordenação de Controle de Hanseníase no Ministério da Saúde a qual a Sociedade Brasileira de Hansenologia acatou imediatamente devido à sua relevância. E hoje alcança um grande sucesso devido à sua objetividade. Esta 4ª edição será realizada no Hotel DeVille. No dia 18, a abertura será às 19h30, contando ainda com um coquetel às 21h. No dia 19 e 20 acontecem palestras, mesas redondas e conferências, a partir das 9h. As inscrições podem ser feitas pelo site www.sbhansenologia.org.br.





Fonte: YOD Comunicação Integrada

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/153117/visualizar/