Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 14 de Outubro de 2009 às 13:01
Por: Sergio Roberto

    Imprimir


O prefeito de Nova Olímpia, Francisco Soares de Medeiros (Dr. Francisco, PT) foi reempossado ontem à tarde em ato oficial promovido pela Câmara de Vereadores do município. Medeiros obteve liminar que o reconduziu ao cargo, após cassação determinada pelo juízo da 13ª Zona Eleitoral.

A Câmara Municipal foi notificada da decisão ontem, no início da tarde, com a posse ocorrendo às 16h30. Medeiros conquistou o retorno ao cargo apenas 15 dias após ter sido cassado, sendo a liminar que o reconduziu válida também para o vice-prefeito Luiz Roberto Gonçalves (PT). Já o vereador Florisvaldo Lopes Fernandes (PT), também cassado no mesmo processo, não foi beneficiado pela liminar e segue fora do Legislativo.

Com a volta de Dr. Francisco, Ari Cândido Batista (PPS), que assumira a prefeitura na condição de prefeito em exercício, reassumiu a presidência da Câmara, também ontem, durante sessão ordinária realizada à noite.

CÂMARA – O retorno de Ari Cândido gerou, novamente, mudanças na mesa diretora da casa, com a vereadora Marina Martins Salvador Gonçalves (PPS) devolvendo ao socialista o cargo de presidente e assumindo a vice-presidência.

O vereador Joel Elias dos Santos (PT), que estava na vice-presidência, foi remanejado à função de 1º secretário. Anselmo Cristiano Mânica (DEM), por sua vez, assume como 2º secretário da mesa, enquanto a vereadora Ana Leda Bispo Lima Santos, que ocupava este posto, vai para o plenário.

Além de Ana Leda, completam o Legislativo de Nova Olímpia, no plenário, os vereadores José Lourenço (PT), Demétrio Lopes Rodrigues (PR), Valmir Oliveira Almeida (PP) e Rimer de Oliveira (PSDB). Lourenço, vale lembrar, tomou posse ontem em lugar do cassado Florisvaldo Lopes Fernandes.

HISTÓRICO – Após vencer as últimas eleições municipais, Francisco Soares de Medeiros teve seu diploma cassado pelo juízo da 13ª Zona Eleitoral, em dezembro do ano passado, sob acusação de compra de votos.

Em maio deste ano, Medeiros assumiu o cargo de prefeito quando o TRE – Tribunal Regional Eleitoral - determinou o retorno dos autos à 13ª Zona Eleitoral para possibilitar a Dr. Francisco o direito ao contraditório e à ampla defesa. Assim, com o retorno dos autos, naquela oportunidade, ficou prejudicado o efeito da sentença de cassação.

No último dia 27, por decisão do juiz Marcelo Sebastião de Moraes, da 13ª Zona Eleitoral, foi confirmada a cassação do prefeito através de sentença relacionada ao mesmo processo. A cassação também valeu para o vice-prefeito Luiz Roberto Gonçalves e para o vereador Florisvaldo Lopes Fernandes, ambos do PT. Na sentença pela cassação, o titular da 13ª Zona Eleitoral também estabelecera multa de 25 mil ufir’s (R$ 48.430,00), além de determinar a realização de novas eleições no município. Entretanto, Francisco Soares de Medeiros conquistou o direito de retornar ao cargo através de liminar com data da última sexta-feira, dia 09. A liminar foi expedida pelo juiz Samir Hammoud, em ação cautelar movida pela defesa de Medeiros, permitindo que o prefeito exerça o cargo até julgamento do mérito.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/153169/visualizar/