Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 09 de Outubro de 2009 às 21:24
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


O governo de Mato Grosso adquiriu 7 mil doses de sêmen de gado Holandês para distribuir entre os pequenos produtores. A aquisição foi feita pela pasta da Administração, a partir de uma solicitação da secretaria de Desenvolvimento Rural. Na compra dos sêmens foram gastos R$ 87,3 mil pagos a empresa Tubarão Comércio & Serviços, segunda colocada. Acontece que a vencedora E. M. Filippo, que apresentou menor preço, acabou desclassificada por não atender a um dos itens do edital. A Seder, sob o "rei do gado" do Araguaia, pecuarista e pré-candidato a deputado estadual Neldo Egon (PR), argumenta que as doses vão permitir a continuidade do Programa Mato-grossense de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite, que atende aos 141 municípios.

Antes disso, em julho, foram distribuídas, por exemplo, 20 mil doses de sêmen, encaminhadas aos Consórcios Regionais para distribuição da matéria-prima aos produtores rurais. O acompanhamento é feito pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

Como trata-se de um processo complexo, o programa prevê treinamento e qualificação dos produtores, melhoramento da alimentação do rebanho para que assim se obtenha um produto com maior qualidade e para que a produtividade aumente. Os sêmens doados são, inclusive, melhorados geneticamente. Isso ocorre porque o governo estabeleceu uma meta de elevar de 1,7 milhão de litros ao ano para 5 milhões a produção de leite em 4 anos. Além do governo estadual, o federal e a iniciativa privada também ajudam a custear a compra dos sêmens.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/153328/visualizar/