Faiad evita tomar partido e diz apoiar Stábile e Scaravelli na OAB
Apesar do nítido apoio ao candidato da chapa “Pela Valorização do Advogado”, encabeçada por Cláudio Stábile, o presidente da OAB-MT, Francisco Faiad, garante que se mantém neutro e não faz campanha para o grupo de situação. Nesta sexta (9), ele disse ao RDNews que apoia tanto Stábile quanto o candidato da chapa OAB Independente, João Vicente Scaravelli, responsável pelas críticas à administração da Ordem.
Na avaliação de Faiad, tanto Stábile como Scaravelli são do mesmo grupo que comanda a OAB-MT há mais de 12 anos, já que o primeiro é diretor da Escola Superior da Advocacia (ESA) e o segundo era presidente da Caixa de Assistência da Ordem, cargo do qual se afastou para disputar a presidência. “Faz 15 anos que o Scaravelli é do nosso grupo. Tanto que foi presidente da Caixa de Assistência nos meus dois mandatos”, argumentou Faiad.
Ele rechaçou a possibilidade de ingressar com pedido de impugnação da candidatura de Scaravelli, conforme divulgado por um veículo de comunicação de Mato Grosso. Segundo o periódico, Faiad pediria a impugnação por desrespeito ao processo eleitoral, devido ao fato de Scaravelli entregar pessoalmente carros e motos zero quilômetro no sorteio de um consórcio. “Nunca disse isso. Essa informação não procede. Jamais passou pela minha cabeça pedir a impugnação da candidatura do Scaravelli porque ele é meu companheiro, faz parte do meu grupo, e eu nunca faria isso”.
Indagado sobre as críticas de uso da ordem com finalidade política, Faiad disse as denúncias são infundadas. “São absurdas e feitas por um parlamentar que denunciamos devido à prática de caixa 2 na campanha”, destacou o presidente da OAB, numa referência ao deputado Alexandre Cesar, que apoia Scaravelli. Faiad disse que a campanha está num bom nível. “Mas espero que não baixe. Sou contra os denuncismos. A campanha deve ser pautadas por propostas”.
(19h35) - Rompi com grupo do Faiad e defendo independência da Ordem, reage Scaravelli
João Vicente Scaravelli diz considerar estranhas as declarações do presidente da OAB-MT Francisco Faiad, que afirmou apoiar tanto ele (Scaravelli) quando Cláudio Stábile. "O candidato do Faiad é o Stábile e ele faz isso (declarar apoio aos dois) para tentar prejudicar minha candidatura. Está preocupado em função da série de apoio que estamos recebendo", observa Scaravelli, principal candidato de oposição à sucessão na Ordem. Destaca que sua candidatura traz na chapa a expressão "Independente", justamente para comprovar que está rompido com o grupo que vem ditando as regras da OAB há vários anos. Observa que não foi o único a partir para a ruptura. Outros advogados assim o fizeram, como João Celestino Corrêa da Costa, José Vitor Gargaglione e Renato Vianna "porque Faiad não respeita quem é parceiro".
"O Stábile é o candidato do Faiad porque ele se propõe a seguir ao pé da letra as orientações e a linha do Faiad e agora o Faiad vem dizer isso, tudo porque vê o crescimento de nossa candidatura, com apoio de vários setores e alas, e tenta tumultuar o processo", diz Scaravelli, por meio de assessoria. Segundo ele, "Faiad e o ex-presidente da OAB-MT Ussiel Tavares estão isolados como cabos eleitorais de Stábile". Para Scaravelli, "Faiad não está neutro coisa nenhuma, pois faz campanha e pede voto para Stábile no interior" e voltou a dizer que a OAB sofre influência político-partidária. Lembra que em 2008 Faiad chegou a pleitear candidatura a vice-prefeito de Cuiabá na chapa de Wilson Santos (PSDB) e que hoje o ex-presidente Ussiel, além de presidir o PSDB da Capital, é secretário do prefeito Santos. Atua como procurador-geral do Município. Afirma ainda que a estrutura da Ordem "está à disposição da candidatura de Stábile". "Eu não faria isso em respeito aos advogados, tanto que me afastei da Caixa de Assistência".
Comentários