Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 09 de Outubro de 2009 às 19:10

    Imprimir


Representantes de festivais de cinema dos Estados de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, e o diretor da Secretaria do Centro-Oeste do Ministério da Integração Nacional, Frederico Valente, irão se reunir no 3º Fórum de Festivais de Políticas de Audiovisuais para o Centro-Oeste. O evento, que acontece em Chapada dos Guimarães neste fim de semada (10 e 11 de outubro, das 11h às 16h), faz parte das atividades do 16º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, que se encerrará no domingo.

O Fórum é uma sugestão do Instituto Cultural América (Inca) e visa encontrar soluções para os principais problemas no setor de produção audiovisual da região, de maneira a melhorar e ampliar os próximos festivais. A proposta é aumentar o lazer do público e melhorar a economia das cidades que irão abrigar esses mesmos eventos no futuro. Dessa maneira, o Fórum pretende promover e fortalecer a produção audiovisual em todas as suas etapas, desde a pré-produção até a sua exibição, além de gerar mais empregos na área.

Segundo o curador e idealizador do Festival, Luiz Carlos de Oliveira Borges, as pautas principais dos grupos de discussão serão os paradigmas do desenvolvimento da difusão audiovisual no país e na região; a organização do Fórum e a representação do Centro-Oeste; políticas e ações estruturantes para o desenvolvimento do setor na região; e fomento à produção e difusão do audiovisual brasileiro.

Outros convidados já confirmaram presença no evento, entre eles Tetê Mota (vice-presidente do Fórum de Cinema Nacional), Karla Viegas (Festival de Campo Grande e Vídeo Índio Brasil), Agostinho Bizinoto (Festival de Alta Floresta), Danielle Bertolinni (Festival Tudo Sobre Mulheres - MT); Carol Araújo (Guará Festival de Cinema Ambiental - MT); Moacir Santana (Mostra do Cinema Universitário UFMT – MT); Tiago Dezan (Festival Seda - MT); Débora Avelar (Festcine Goiânia); Vasconcelos Neto (Perro Loco); Cândido Alberto (Associação Brasileira de Documentaristas – ABD – de Mato Grosso do Sul); Vivian Louise (ABDGO); e Leonardo Santana (ABDMT).

Para se despedir, o Festival fará uma festa de encerramento neste sábado (10), às 22h, após a última sessão do Festival, no bar Paralelo 15, em frente ao condomínio Serras Azuis, em Chapada dos Guimarães. Apenas 250 ingressos foram disponibilizados. Custam R$ 20,00 e podem ser adquiridos no Cine Teatro Cuiabá. Mais informações pelos númeors 9241-0559, 9613-5853 e 8119-9570.

Esta edição do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá foi resultado de uma parceria entre a Petrobrás, Governo do Estado, Ministério da Cultura, Ministério da Integração Nacional, Sebrae, Eletronorte e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), ABD, Canal Brasil, FoneFácil, Quanta, UFMT e Assembleia Legislativa.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/153335/visualizar/