Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 09 de Outubro de 2009 às 13:37
Por: Raquel Almeida

    Imprimir


Rio de Janeiro, 09 de outubro de 2009 – A TIM é uma das integrantes do programa Empresas pelo Clima (EPC), iniciativa voluntária lançada ontem (08), em São Paulo, coordenada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVCes) e que reúne líderes setoriais preocupados com as questões climáticas no mundo e seus efeitos. A operadora pretende avançar com sustentabilidade e espera colaborar para a discussão do tema e com ações para a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Incluída, desde 2008, na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA, a TIM é a única operadora de telefonia participante do EPC. A empresa já concluiu seu inventário de carbono, baseado na metodologia do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol), e acredita que pode estimular outras companhias do País a seguirem o mesmo caminho, juntamente com as demais envolvidas na iniciativa.

“A oportunidade de participarmos do Empresas pelo Clima veio em um momento oportuno para a TIM, que está atenta às questões climáticas e busca constantemente desenvolver sua gestão de forma sustentável. Acreditamos que o programa representa uma mobilização importante para gerar e difundir entre as companhias do país o compromisso em torno deste tema”, afirma Maurício Bacellar, diretor de Relações com a Imprensa e Sustentabilidade da TIM Brasil.

Ações com foco na preservação do ambiente

A operadora já desenvolve ações voltadas para a preservação do meio ambiente. Em 2008, lançou o TIM PDV, solução que possibilita a compra de recarga pelos clientes nos pontos de venda, com transações online e que dispensam a necessidade de cartões. A iniciativa contribui para a redução do consumo de plástico e papel, usados na produção dos cartões de recarga, e da emissão de gás carbônico proveniente do seu transporte. A empresa também passou a emitir as faturas enviadas para os clientes em papel certificado FSC, que são fabricados com celulose originária de florestas plantadas e monitoradas, em processos de produção mais limpa, com menos matéria-prima e menor consumo de recursos e geração de resíduos, efluentes e emissões.

A comercialização de aparelhos de baixo impacto ambiental, como o MOTOCUBO A45 eco – que tem 25% do material usado em sua carcaça feito de garrafas plásticas – e o Motorola W233 Eco, também produzido com material reciclado e com certificado de neutralização de carbono, é mais um exemplo do compromisso da TIM com as causas ambientais. Além disso, a empresa incentiva ações de consumo consciente em seus escritórios e lojas, importantes para promover a conscientização ambiental dos colaboradores. A operadora mantém programas de redução de consumo de água e energia, coleta seletiva, recolhimento de pilhas e baterias portáteis, aparelhos celulares e acessórios, dentre outras atividades. Utiliza ainda o papel reciclado em quase 100% das suas impressões internas em todo Brasil, com máquinas que fazem cópias frente-e-verso, o que contribui para a economia de material.

“A TIM desenvolve projetos que destacam a credibilidade da empresa, a sua atenção com a sociedade e que resultaram na conquista do ISE, um reconhecimento muito importante e uma prova de que estamos seguindo no caminho correto. Continuaremos acreditando que a busca por uma atividade economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta é legítima e com o compromisso com a melhoria contínua das nossas práticas”, conclui Maurício Bacellar, diretor de Relações com a Imprensa e Sustentabilidade da TIM Brasil.

Sobre a TIM

Primeira operadora móvel a ter presença em todos os estados brasileiros, a TIM foi pioneira no lançamento de diversos produtos e serviços, entre eles a TIM Music Store, loja de música integrada no celular e na Internet. Em 2008, a operadora lançou serviços de terceira geração, entre os quais se destacam o TIM Web Banda Larga, a Vídeo Chamada e a TIM TV, além de ampliar seu portifólio de serviços com o lançamento, em setembro, do TIM Fixo, a opção mais competitiva e conveniente em telefonia fixa residencial.

Por meio de acordos com operadoras nos seis continentes, a TIM oferece Roaming Internacional Pós-Pago em mais de 200 países, transmissão de dados e multimídia em mais de 140 países e, em maio de 2006, tornou-se a primeira operadora do País a oferecer Roaming Internacional Pré-Pago atualmente em mais de 20 países. Até agosto de 2009, a base de clientes da TIM era de 39,2 milhões (fonte: Anatel). Mais informações em www.tim.com.br e http://twitter.com/timtimportimtim.





Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/153366/visualizar/