Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 09 de Outubro de 2009 às 12:53
Por: Aline Ferreira

    Imprimir


No último dia 06 (terça-feira), o prefeito municipal de Arenápolis e alguns integrantes do seu staff participaram da audiência pública para discutir um decreto que proíbe que proíbe o plantio da cultura em 81,5% do território brasileiro, incluindo Amazônia, Pantanal e a região do Alto Rio Paraguai.

O Auditório Milton Figueiredo da Assembléia Legislativa foi palco da primeira discussão sobre o Zoneamento da Cana-de-Açúcar em todo o país. De iniciativa do presidente da Casa, deputado José Riva, a audiência pública reuniu diversas autoridades e produtores da área sucroalcooleira para discutir o cultivo sustentável da cana-de-açúcar, etanol e demais bio-combustíveis, entre eles deputados e senadores do estado.

Segundo prefeito Farid que também é presidente do Consórcio Intermunicipal do Alto do Rio Paraguai, falou sensibilidade e conhecimento da realidade de Mato Grosso, já que o estado em pólo com produção consolidada, hoje oito estão em operação na BAP (Bacia do Alto Paraguai) e mais cinco usinas estão em licenciamento. “Serão graves as conseqüências na economia de toda a região, principalmente a do Alto Paraguai), afirmou.

Os senadores Jayme Campos e Gilberto Goellner discutiram enfaticamente sobre esse decreto, considerando um verdadeiro exagero, não entendo que o porque da região ter sido incluso no zoneamento, já que a Bacia do Alto Paraguai é uma região altamente fértil, já ocupada por diferentes culturas como o algodão e a soja, por exemplo. Culturas que, por sua vez, fazem uso de agroquímicos, defensivos e mecanismos agrícolas muito mais agressivos ao solo e ao meio ambiente, do que os usados no cultivo da cana-de-açúcar.

Já os deputados Homero Pereira e Thelma de Oliveira falaram sobre a falta de critério técnico e da pouca articulação usada por parte do governador Blairo Maggi nessa medida, já que é o futuro do estado que está em jogo.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/153371/visualizar/