Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 08 de Outubro de 2009 às 13:13

    Imprimir


Os produtores de algodão em Mato Grosso estão desanimados para o próximo plantio. A previsão é de redução na área. Em uma fazenda na região de Pedra Preta (distante 238 quilômetros da capital mato-grossense), os últimos fardos de algodão estão sendo beneficiados. Toda a produção já tem um destino: a exportação. A pluma irá abastecer o mercado asiático, em países como Japão, Indonésia e China. A qualidade e produtividade da safra 2008/2009 bateram recorde acompanhando os números do Estado.

Apesar dos bons resultados o gerente de uma fazenda em Pedra Preta, Tancredo Nantes, diz que não está animado com a safra 2009/2010. A insatisfação dele e de outros produtores do estado deve se refletir na área de plantio. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a redução na área pode chegar a 17% em Mato Grosso. "Mesmo com essa alta produtividade, com o custo elevado e o câmbio abaixando, a gente não consegue um número positivo", contou.

Uma das explicações para o desânimo dos produtores está na comercialização do algodão em pluma para o mercado internacional. Nesta mesma época em 2008, toda a safra futura de algodão das fazendas da região, localizada no sul de Mato Grosso, já havia sido comercializado. Neste ano, a realidade é bem diferente. "Estamos só com 20% comercializados e no ano passado a gente estava com quase 100%", diz Tancredo.

Os números do primeiro levantamento do IBGE para a safra 2009/2010 só serão divulgados em novembro.





Fonte: TVCA com Globo Rural

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/153456/visualizar/