Plantio de soja já cobre 10% da área em Mato Grosso
A semana passada foi bem menos chuvosa que a anterior em Mato Grosso. O forte calor, atrelado ao tempo seco, fez com que alguns produtores diminuíssem o ritmo de plantio. Apesar disso, a área semeada evoluiu de 4% para 10%. O médio norte mato-grossense dispara e já revela que 14% da área estão semeadas e é a região que contabiliza mais avanços na produção do novo ciclo da oleaginosa. Comparado o ritmo de trabalho com igual período do ano passado, o percentual é o dobro do registrado naquela ocasião.
O destaque no médio norte pertence a Lucas do Rio Verde (360 quilômetros de Cuiabá), que evoluiu 16 pontos e encerra a semana com 26% da área plantada, consolidando-se como o município mais adiantado.
Em algumas propriedades, inclusive, o plantio das variedades precoces está encerrado. A vizinha Sorriso (460 quilômetros de Cuiabá), por sua vez, ocupa a segunda posição, com 15% de área semeada.
Na região sul de Mato Grosso, o plantio – de precoce feito pela primeira vez - avançou de 1% para 7%, na comparação entre o mesmo período de 2008 contra 2009. O destaque é Campo Verde (139 quilômetros de Cuiabá), com 10% da área semeada.
No oeste, mais precisamente em Sapezal (460 quilômetros de Cuiabá), a área já plantada dobrou em uma semana, passando de 6% para 12%. As lavouras semeadas nas duas últimas semanas de setembro estão em bom estado e não houve necessidade de replantio.
CONAB - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresenta amanhã a sua primeira projeção da safra de grãos para o ciclo 09/10. O anúncio será feito pelo ministro Reinhold Stephanes e pelo presidente da Conab, Wagner Rossi.
Esta primeira edição refere-se ao levantamento realizado, em campo, por técnicos da Conab, no período de 14 a 18 de setembro. Grande parte do plantio de grãos ocorre, principalmente, nos meses de outubro e novembro e só a partir dessa etapa é que será possível conhecer a área total destinada a cada cultura.
Comentários