Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 07 de Outubro de 2009 às 14:00
Por: Danielle Tavares

    Imprimir


O Governo do Estado vai investir em mais 100 bolsas a serem destinadas para acadêmicos da Universidade do Estado de Mato Grosso, no ano de 2010. O anúncio foi feito pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), João Carlos de Souza Maia, na abertura do 5º Congresso de Iniciação Científica (Conic), em Cáceres, nessa 2ª-feira.

Segundo o presidente da Fapemat, a decisão foi tomada em conjunto com Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec). “Todas as áreas devem ser contempladas, de acordo com a demanda da universidade”, disse. A intenção é que a seleção ocorra no início do próximo ano para, em março, iniciar a concessão de bolsas, pelo período de 12 meses.

De acordo com os dados apresentados, houve uma clara evolução na demanda das bolsas de Iniciação Científica na Unemat. Somente em 2009, foram submetidos 112 projetos de pesquisa de docentes aos diferentes editais do governo do Estado, dos quais 70 foram contratados. “O desafio é colocar mais alunos de Iniciação Científica nos projetos de professores doutores e aumentar recursos para investimento em infra-estrutura”.

Também em 2010 a Fapemat anuncia o apoio a 10 novos cursos de doutorado interinstitucionais (Dinter), para a qualificação de profissionais de Mato Grosso, sendo cinco com financiamento da Fapemat e outros cinco pela Capes. “Vai dar oportunidade para mais alunos de Iniciação Científica atuarem nos projetos de pesquisa”, afirmou João Carlos de Souza Maia.

As parcerias com outras IES e apoio Secretaria de Ciências e Tecnologia (Secitec) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e possibilita que a Unemat oferte cursos de mestrado (Minter) em Ciências da Computação, Engenharia de Produção e Ciências Sociais e doutorado (Dinter) em Lingüística, Ecologia e Recursos Naturais e vai iniciar o curso de Educação.

PROGRAMAÇÃO

O 5º Conic faz parte da programação da 2ª Jornada Científica da Unemat, que vai reunir a produção na universidade, desde a iniciação científica até a pós-graduação. A Jornada foi concebida para integrar quatro eventos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação da Unemat. Além do Conic, o 2º Workshop dos grupos de pesquisa e da pós-graduação, o 4º Seminário do Convênio de Cooperação Institucional (UFSCar/Unemat/Fapemat) e o 1º Workshop de pesquisa e pós-graduação Indígena.

A 2ª Jornada de Iniciação Científica é uma realização da Unemat, por meio da PRPG, com patrocínio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), e apoio da Capes, CNPq, Faespe e campus Universitário de Cáceres.

Para ver a programação completa acesse www2.unemat.br/prppg/jornada2009/.





Fonte: Assessoria/Unemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/153539/visualizar/