Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 07 de Outubro de 2009 às 10:56

    Imprimir


Objetivo é melhor a prestação de serviços junto a população descentralizando o atendimento

A prefeitura municipal de Nortelândia, através da Secretaria Municipal de Saúde deu inicio ao Projeto “Saúde Itinerante”, com o objetivo de aproximar ainda mais a prestação de serviços a população, facilitando seu acesso a saúde pública e consequentemente melhorando o atendimento para a comunidade. O projeto na verdade, é uma descentralização do Programa de Saúde da Família (PSF), indo ao encontro do cidadão, priorizando o trabalho preventivo em detrimento do curativo.

O prefeito municipal, enfatizou a importância deste tipo de serviço junto a população, facilitando seu acesso aos serviços de saúde, sem precisar que enfrentem filas como acontece nas unidades de atendimento, tendo disponível praticamente todos os serviços ao mesmo tempo. “Estamos com esta iniciativa aproximando ainda mais a saúde pública da comunidade, indo até os bairros, levando os profissionais e os programas para mais perto do cidadão, sem que ele praticamente precise sair de casa” destacou.

A secretaria municipal de saúde, Elena Regina Campanholi, informou que por determinação do chefe do executivo e cumprindo os preceitos do programa de saúde da família, intensificará o trabalho preventivo para justamente diminuir o índice do serviço curativo, visitando as casas diariamente e disponibilizando uma vez por semana no bairro, próximo do cidadão, grande parte dos serviços de saúde. “Os casos que dependam de atendimento especifico serão encaminhados para a unidade de saúde e receberão o acompanhamento necessário dos profissionais da saúde pública” garantiu a titular da pasta.

Vários avanços estão sendo sentidos pela população neste setor considerado vital para uma melhor qualidade de vida, como pretende o governo municipal, como por exemplo o transporte de pacientes para consultas em outros municípios que era feito em ambulância, num total desconforto, hoje os pacientes são transportados em uma van com ar condicionado e poltronas, resultando em mais comodidade e conforto aos que precisam de atendimentos especializados. Nesta semana, a secretaria de saúde ganhou um veículo celta para agilizar o atendimento, graças um comodato com o Governo do Estado. A farmácia municipal possui praticamente todos os tipos de remédios, como nunca houve na esfera municipal em anos anteriores. “Tudo isso objetiva melhorar o atendimento, muita coisa mudou neste quase primeiro ano de gestão, avanços importantes, na verdade um salto de qualidade no atendimento a saúde pública” ressaltou Elena Campanholi.

Todas as quartas-feiras, durante todo o dia, médicos, enfermeiros, odontologos, técnicos em enfermagem, agentes de saúde e demais profissionais do setor se instalarão em um bairro da cidade e realizarão medidas preventivas, trabalhando com verificação de pressão, teste de glicemia, índice de massa corporal (IMC), palestras e orientações sobre hanseníase, tuberculose, DST/AIDS e principalmente sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, justamente para evitar que haja uma alta infestação da doença, como a que ocorreu no inicio deste ano. Com estes e outros atendimentos a administração pretende otimizar os recursos públicos, atender melhor a população e evitar lotação nos postos de saúde.





Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/153556/visualizar/