Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 07 de Outubro de 2009 às 08:16
Por: Juliana Scardua

    Imprimir


Os sete escolhidos para assumir as diretorias da recém-criada Agência de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal, a Agecopa, serão sabatinados em sessões na Assembleia Legislativa hoje e amanhã. Com nomes selados consensualmente entre os Poderes Legislativo e Executivo, as arguições servirão apenas para cumprir o rito formal previsto na Lei Complementar nº 365/2009, que instituiu a Agecopa.

Durante a tarde de hoje, serão sabatinados os atuais secretários estaduais Adilton Sachetti, que assumirá a presidência da agência, e Yuri Bastos Jorge, indicados pelo governo Blairo Maggi (PR), o suplente de deputado Carlos Brito, indicado pela Assembleia, e Agripino Bonilha Filho, secretário municipal indicado pela Prefeitura de Cuiabá.

Amanhã, durante sessão matutina, será a vez de Roberto França, sob a indicação do Legislativo, e do secretário estadual Yênes Magalhães e do chefe do escritório de representação de Mato Grosso em Brasília, Jefferson de Castro Júnior, que completam a cota de nomes do Executivo.

As datas e as condições das arguições foram discutidas ontem na reunião ordinária do colégio de líderes da Assembleia, durante a tarde, um dia após o governo ter enviado formalmente a relação de nomes escolhidos para a diretoria da Agecopa. De acordo com a Assembleia Legislativa, serão reservados 15 minutos para explanações pessoais a cada indicado. As falas serão sucedidas por perguntas e posicionamentos feitos pelos deputados estaduais. Cada um dos 24 membros do Legislativo terão direito a lançar questionamentos, caso queiram.

Na prática, a arguição promete ser um mera formalidade. Após sucessivas articulações do governador Blairo Maggi junto à Assembleia para garantir uma tramitação sem turbulências políticas, antes mesmo da aprovação do projeto da Agecopa, os nomes que comporiam a diretoria já eram dados como certos.

Na sexta-feira passada, o governo confirmou todos os indicados e respectivos cargos designados. Além da presidência, a cada diretoria compete a gestão de uma área específica: Planejamento e Gestão, Orçamentos e Finanças, Infraestrutura, Comunicação e Marketing, Assuntos Estratégicos e de Articulação Interinstitucional.

Criada pela Lei Complementar nº 365/2009, a Agecopa será a responsável pelo planejamento, execução, controle, fiscalização e coordenação dos projetos especiais do governo estadual envolvendo a Copa do Mundo de 2014, que tem Cuiabá entre as 12 subsedes brasileiras. No campo de atuação, caberá à Agecopa a abertura de licitações para a contratação de bens e serviços envolvendo esses projetos. A estrutura abarca 82 cargos, sete deles de diretoria, com uma folha mensal que corresponderá a R$ 402.400,00.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/153577/visualizar/