Juiz cassa prefeito e vereador da “capital mundial do queijo”
O juiz da 18ª Zona Eeleitoral da Comarca de Mirassol d’Oeste, Emerson Pereira Cajango, cassou o mandato do prefeito de Curvelândia, Lair Ferreira (DEM) e do vereador Octávio Souza (DEM), por irregularidades cometidas durante a campanha leitoral do ano passado. As denúncias foram protocoladas logo após o pleito eleitoral de 2008 pelo então candidato derrotado à prefeitura de Curvelândia, Gilson Martins (PP). Segundo a sentença, o prefeito cassado, assim como seu vice, Gabriel Frades da Silva, e o vereador cassado Octávio, ficam inelegíveis por 3 anos e multados cada um em r$ 20 mil UFIRs.
Na cidade, há uma troca de acusações sem fim. Recentemente, Lair denunciou inúmeras irregularidades cometidas pelo seu antecessor, que, por sua vez, rechaçou as denúncias dizendo que era uma tentativa de encobrir escândalo relacionada ao processo eleitoral. Na campanha, Lair, o vice e o vereador cassado são acusados de oferecer 22 motos Suzuki´s 125 cilindradas, zero quilômetros, em troca de votos. No primeiro dia de investigação da Polícia Federal, foram apreendidas três motos.
Eles também são acusados de incentivar a transferência de eleitores de Cáceres e cidades circunvizinhas para Curvelândia. Inclusive prometeram às famílias de policiais, que nunca residiram na cidade, uma casa para cada policial em troca de voto.
Curvelândia tem se notabilizado no cenário estadual especialmente por criar uma atração. Produtores de leite da cidade fizeram um queijo de 750 quilos. A cidade tem como principal fonte de renda, a produção do leite, também conhecida como a terra do queijo. Uma tradição comemorada todos os anos, no ano passado em 2008, a peça chegou aos 690 quilos.
Comentários