Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 03 de Outubro de 2009 às 10:42
Por: Coracy Lima

    Imprimir


Garantir um atendimento de saúde digno, humanitário e fraterno para os pacientes da geração melhor idade, nas unidades do município. Esta é a proposta da promotora de Justiça Ivonete Bernardes de Oliveira Lopes, da 5ª Promotoria Cível, que ofereceu treinamento às equipes que atuam no Programa de Saúde da Família – PSF e unidades especializadas de Rondonópolis.

A representante do Ministério Público classifica a capacitação de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermeiros e funcionários da área administrativa e de serviços gerais, como o pontapé inicial do projeto de promover uma saúde pública humanizada e um atendimento melhor para a população em geral, inclusive a geração melhor idade.

A promotora começou o curso falando sobre a importância do PSF criado pelo Sistema Único de Saúde – SUS, como alternativa de aproximar o serviço da população e assegurar atendimento às famílias da comunidade. “O Programa de Saúde da Família tem um valor imenso porque é a porta de entrada que aproxima a sociedade do sistema de saúde pública. São as pessoas mais carentes que procuram as unidades e cada funcionário tem a responsabilidade de fazer valer os direitos do cidadão”, disse.

Ivonete Bernardes reforça que cada trabalhador do setor tem responsabilidade com a criança, o adolescente, a mulher, o homem, o deficiente e principalmente com o idoso. Ela alerta que com essa conduta é possível evitar a superlotação das unidades de urgência e emergência, como o Pronto Atendimento – PA e o Hospital Regional.

A promotora alerta aos profissionais de saúde que o atendimento ao idoso vai além do diagnóstico e tratamento médico. Ela chama a atenção para a necessidade de se cuidar também da saúde emocional e psicológica dos pacientes. “Todos nós temos um pouco de psicólogo e assistente social. Devemos ouvir o idoso”, alerta.

O treinamento organizado pela gerente do Departamento de Ações Programáticas do Município, Mariuva Valentim Chaves, reuniu as equipes das unidades de saúde nas galerias e no plenário da Câmara de Vereadores, na tarde da sexta-feira, dia 2 de outubro. Os participantes receberam o Estatuto do Idoso para ser adotado como instrumento de trabalho.





Fonte: Redação/Ascom

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/153822/visualizar/