PP fará último ato de filiação a pré-candidatos nesta sexta-feira
Com objetivos voltados a uma possivel candidatura em 2010, lideranças políticas, empresariais e comunitárias correm em busca de novas siglas partidárias. Tanto os mais expressivos partidos mato-grossenses quanto os incipientes, já iniciaram os atos de adesões. O Partido Progressista (PP), considerado um forte na balança sucessória e um dos que tem crescente procura, promove nesta sexta-feira (02.10), às 18h, no Auditório Milton Figueiredo da Assembleia Legislativa, mais um ato de filiações.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o último dia para quem almeja concorrer é o 3 de outubro. Esta data, que cai num sábado, é também o dia para registro de domicilio eleitoral para pretensos concorrentes.
Entre nomes de grande expressão está o do filho do ex-deputado Renê Barbour, o empresário ‘Renêzinho’; Dr. Marcelo Sandrin; o ex-prefeito de Reserva do Cabaçal Ezequiel Fonseca entre outros.
A cúpula progressista, liderada pelo deputado José Riva, reforçada pelos deputados federais Pedro Henry e Eliene Lima e, ainda, o presidente da legenda, secretário de Estado Chico Daltro, dará boas-vindas aos novos filiados. “O PP receberá nomes importantes e sem mandatos, pois iniciou trabalho de fortalecimento da sigla”, adianta Riva.
Em julho, o suplente de deputado federal, Neri Geller e o ex vice-prefeito de Juína, Genésio Bôer passaram a compor o PP. Em setembro foi a vez do empresário Roberto Dorner, de Sinop, pré-candidato a deputado federal.
JUSTIÇA ELEITORAL
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também já se prepara para a corrida eleitoral do ano que vem e divulga as principais datas do calendário das eleições.
3 de outubro de 2009 - Data final para os candidatos se filiarem e registrarem domicílio eleitoral onde pretendem concorrer;
18 de dezembro de 2009 - Data para os TER’s designarem juízes auxiliares
1º de janeiro de 2010 - A partir dessa data os governos estadual, municipal e federal não podem mais distribuir benefícios avulsos, exceto em programas já existentes e em situação de calamidade. A data também marca o início do registro dos institutos de pesquisa.
5 de março de 2010 - O TSE informa as regras gerais das eleições 2010
3 de abril de 2010 - Partidos políticos podem enviar técnicos para avaliar urnas eletrônicas
6 de abril de 2010- A partir dessa data o governo não pode anunciar nenhum benefício novo a servidores públicos.
5 de maio de 2010 - Último dia para o eleitor transferir o título
10 de junho de 2010 - Início das convenções dos partidos e indicação dos candidatos para o programa eleitoral gratuito.
17 de agosto de 2010 - Ínicio da propaganda eleitoral gratuita
25 de agosto de 2010 - Todos os registros devem estar julgados pelo TSE, mesmo os impugnados
18 de setembro de 2010 - Nenhum candidato, membro da mesa ou fiscal de partido poderá ser detido, salvo em flagrante.
1º de outubro de 2010 - Último dia para a divulgação paga de propaganda em jornais impressos
2 de outubro de 2010 - Último dia para propaganda com amplificadores de som, caminhadas e passeatas
3 de outubro de 2010 - Dia das eleições primeiro turno
31 de outubro de 2010 - Dia da eleição segundo turno
Comentários