Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 01 de Outubro de 2009 às 18:34
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


O movimento OAB Democrática oficializou apoio à campanha de João Vicente Scaravelli à presidência da OAB, nesta quinta (1º), durante um encontro em seu Scaravelle. Ele conta com o apoio também do chamado grupo dos dissidentes. Para “selar” a parceria, dezenas de advogados compareceram ao local, entre eles estavam os ex-candidatos à presidência da OAB, João Celestino Corrêa da Costa, o procurador do Estado José Vitor Gargaglione, o deputado e procurador do Estado Alexandre César e José Patrocínio, membro do Conselho Estadual da Ordem. “Confiamos em Scaravelli porque os jovens advogados foram abandonados pela atual gestão. Tenho certeza de que agora será diferente”, discursou Bruno Boaventura, um dos fundadores do movimento OAB Democrática.

Todos estavam com o discurso “afinado”, defendendo a bandeira da renovação e despolitização da Ordem. “A OAB é uma entidade apartidária, mas hoje é apenas de um partido. Isso não pode acontecer”, disse o advogado Fábio Schineider. O seu discurso foi endossado por Alexandre César. “A OAB é uma instituição pública que não pode defender interesses parciais como ocorre atualmente”, cutucou o petista, numa referência ao presidente da OAB Francisco Faiad, militante do PSDB. O presidente da Associação Mato-Grossense dos Defensores Públicos (Amdep), corregedor-geral do MP André Luiz Prieto, também resolveu apoiar o grupo. “Vou trabalhar forte junto aos defensores. Sei que não será unanimidade, mas o senhor tem o meu apoio”, ressaltou.

Advogado desde 1990, Scaravelli exerceu por seis anos o cargo de presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso, também foi secretário-geral da Coordenação Nacional das Caixas de Assistências dos Advogados e do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados.

Além de Scaravelli, disputam a vaga Cláudio Stábile, do grupo de Faiad, e Hernani Gutierriz, além de Pio da Silva. Entretanto, a disputa tende a se afunilar entre Stábile e Scaravelli. O mandato é de três anos e proporciona visibilidade, tanto que a disputa pela presidência é bastante acirrada. A diretoria é composta por cinco membros: presidente, vice, primeiro-secretário, secretário-adjunto e tesoureiro. Existe ainda o Conselho Estadual com 26 titulares e 13 suplentes. A eleição acontece em 19 de novembro deste ano. Em todo o Estado são cerca de 8,5 mil advogados, além de 4 mil estagiários. Só votam advogados e que estejam em dia com a anuidade.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/153973/visualizar/