Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 08 de Julho de 2013 às 17:58
Por: Kelly Martins

    Imprimir


O prefeito eleito neste domingo (7) em Glória D"Oeste, Nilton Borgato (PP), considera a saúde e a educação as principais áreas que precisam de investimentos imediatos e avalia que elas são os principais desafios na nova gestão. Ele recebeu 999 votos na eleição suplementar, o que representa 50,8% dos votos válidos no município, distante 304 quilômetros de Cuiabá.


 
“É uma luta sem fim para qualquer gestão e administração. Mas são áreas [ saúde e educação] que a população mais carece e precisa de auxílio. Por conta disso vamos buscar recursos do governo estadual e federal para melhorar as escolas, postos de saúde”, declarou em entrevista ao G1.


 
A eleição suplementar foi realizada porque os candidatos eleitos em outubro do ano passado tiveram o registro de candidatura negado pela Justiça Eleitoral por infringir a Lei Ficha Limpa, que proíbe condenados em segunda instância de ocupar cargos eletivos.


 
Com 3.135 habitantes, conforme o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Glória D"Oeste tem como principal atividade econômica a produção leiteira. Borgato ressalta que pretende fomentar a base produtora por meio de projetos que prevêem convênios com o governo estadual, no sentido de garantir melhorias aos pecuaristas.


 
Nesse pacote, segundo ele, está inclusa a busca pela melhoria das estradas na região, o que tem atingido diretamente a classe produtora por não conseguir, muitas vezes, comercializar o produto. “Por conta da precariedade das estradas, os caminhões não chegam até as propriedades rurais e, por isso, têm produtores carregando leite por mais de 4 quilômetros para conseguir o transporte”, pontua.


 
Contudo, Nilson Borgato se vê aliado à Câmara de Vereadores e não deve sofrer resistências na nova administração. São sete vereadores da base aliada (coligação PP e PSB) e apenas dois oposicionistas. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), o candidato deverá ser diplomado até o dia 29 de julho, conforme o calendário da Justiça Eleitoral. No entanto, a data ainda não foi oficializada.


 
Borgato chegou a ter o registro de candidatura indeferido pelo TRE-MT na última eleição municipal, em outubro de 2012, com base na Lei Complementar 135/2010, conhecida como Lei da Ficha Limpa, devido a uma condenação criminal na Justiça Comum. A partir do indeferimento de sua candidatura todos os votos atribuídos a ele foram considerados nulos. Como Borgato obteve mais de 50% dos votos nas eleições de outubro de 2012, foi necessário realizar uma nova eleição.




Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/15402/visualizar/