Mulheres de Nortelândia conhecem a arte em grãos
Cerca de 40 mulheres foram capacitadas para incrementar renda com trabalho artesanal
Terminou na última sexta-feira (25.09), o curso de artesanato de arte em grãos, com base em variados tipos de sementes, através de uma técnica que definiu cerca de 20 tipos de sementes como soja, sorgo, feijões, milho de canjica, pipoca, sementes do mato, entre outras. O material é utilizado na confecção de vasos, fruteiras, esculturas, quadros, mandalas e lembranças.
O curso foi ministrado pela professora Clarice Schmidt Giesel, especialista neste tipo de artesanato, que durante uma semana ensinou para cerca de 40 mulheres, o tratamento de sementes, montagem dos vasos, impermeabilidade (aplicação de resina), aplicação de verniz, noções de comercialização, técnica de vendas e união em grupo. As freqüentadoras do curso foram sugestionadas a abrir uma cooperativa para produção e venda do material, que pode se transformar numa alta fonte de renda para as famílias envolvidas no processo.
Clarice Giesel, destacou que em alguns casos o produto pode representar um ganho liquido da ordem de 300%, o que certamente coloca a arte em grãos como uma grande oportunidade de melhorar a qualidade de vida familiar. “As pessoas reclamam que não têm emprego, mas não buscam alternativa para suprir esta deficiência, e com certeza a arte utilizando grãos se for levada a sério pode representar as necessidades pessoais e familiares” salientou Giesel.
O prefeito municipal Neurilan Fraga, recebeu a monitora em seu gabinete na manhã desta segunda-feira (28.09), que apresentou dois vasos confeccionados pelas novas mulheres artesãs no final do curso, demonstrando o trabalho realizado com o grupo. O prefeito elogiou o trabalho e enfatizou que este pode perfeitamente representar um incremento na renda familiar. “A administração vem fazendo sua parte, está criando várias alternativas por meio da capacitação pessoal, para que as pessoas possam ganhar o mercado e inclusive criar seu próprio negócio” frisou.
Projetos como este fazem parte da política de capacitação familiar empregada pelo atual governo, objetivando melhorar a renda familiar, gerar emprego e oportunizar as pessoas atingidas, alternativa econômica capaz de inseri - lá no mercado de trabalho, se tornando economicamente ativa. Vários cursos em diversas áreas já foram ministrados, atingindo um universo que ultrapassa 700 pessoas, como pedreiro em alvenaria, eletricista, artesanato com jornal, e mais recentemente o Projeto Sementeia, que também trabalha a confecção de peças aproveitando material da natureza local e vislumbra dar rentabilidade aos que se encontram fora do mercado de trabalho. Inclui-se ainda o balcão de empregos, que já ultrapassa a marca de 200 pessoas empregadas tanto em nível local como regional, se tornando um grande aliado na diminuição do desemprego em Nortelândia. O balcão de empregos já serviu de exemplo para outros municípios, que copiaram a idéia e se dispuseram e intermediar mão de obras para empresas instaladas na sede do município ou na região.
Comentários