Nova frente fria vinda da Argentina faz temperatura cair em Mato Grosso
Apesar de não estarmos mais no inverno, oficialmente, há cerca de uma semana, uma nova frente fria chegou a Mato Grosso na noite desta segunda-feira (28) e fez os termômetros marcarem um leve frio na capital e no interior. A terça-feira em Cuiabá começou registrando 17º e a máxima deve chegar aos 26º no meio da tarde.
“Já estamos na primavera. Ela chegou com chuva, e trazendo uma nova frente fria para a região. A frente é proveniente da Argentina e deve ficar por aqui até amanhã”, explica Marina Padilha, chefe do 9º Distrito de Meteorologia.
Padilha comemora o fato de que as chuvas, muito mais intensas nestes meses de agosto e setembro de 2009 que em anos anteriores, reduziram o número de queimadas nos Estado.
A partir de outubro a região já começa a entrar no período chuvoso, se o clima comportar-se como o esperado. Ou seja, aquele período extremamente seco, ao qual os mato-grossenses estão acostumados a passar, não deverá existir este ano, já que ainda esta semana tem início o mês de outubro.
O período de maior “castigo”, com queimadas em excesso, quase nenhuma chuva, baixa umidade relativa do ar e muitas doenças respiratórias costumava assolar o Estado nos meses de agosto e setembro, principalmente.
Todo esse comportamento diferenciado pode ser uma conseqüência das mudanças climáticas pelas quais o mundo vem passando, segundo Marina Padilha. Ela diz que, no entanto, não é possível precisar isso, já que a meteorologia tem mostrado que cada ano pode ter características bastante peculiares.
Comentários