Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Terça - 29 de Setembro de 2009 às 02:37
Por: Coracy Lima

    Imprimir


A capoeira é um esporte barato e capaz de tirar crianças e adolescentes da rua e mantê-los longe das situações de vulnerabilidade e risco. Esta é a avaliação feita pelo vereador Adonias Fernandes que lutou pela criação do Dia Municipal da Capoeira e participou da primeira programação comemorativa no domingo, dia 27 de setembro. Uma série de apresentações revelou o resultado do trabalho feito nos núcleos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e no Projeto AABB Comunidade.

A data comemorativa que foi instituída em 27 de setembro, comemora o aniversário e a chegada do precursor da capoeira na cidade, mestre Carivaldo Lopes dos Santos. Ele comunga com a avaliação do vereador e reafirma a importância do esporte na vida de crianças e adolescentes das famílias de baixa renda.

Os alunos do Peti reconhecem que a introdução da capoeira no programa garante um futuro melhor para meninos e meninas. O garoto Lakuelve Moreira Silva (16) que pratica o esporte dentro do Espaço Jovem Cidadão, na Vila Operária, há seis anos, já acumula o título de bicampeão mato-grossense e de terceiro colocado no brasileiro de 2007. Ele avalia que a prática da capoeira é um fator que o ajuda a se manter longe das drogas e de outros riscos existentes nas ruas.

O evento organizado pela gerente do Departamento de Cultura do Município, em parceria com a Secretaria de Educação e o Movimento Negro reuniu diversos grupos que adotaram a capoeira como atividade esportiva, além de entretenimento e lazer.

As danças africanas dos orixás abriram a festa. Em seguida, os alunos do Projeto AABB Comunidade coloriram o palco com uma coreografia de dança folclórica, desenvolvida e ensaiada pelo professor Júnior Delmondes. O mestre Carivaldo coordenou a roda de capoeira dos alunos do Peti, junto com a graduada Nininha e o professor Machado.

O Grupo Kilombo apresentou a dança do fogo, do coreógrafo Adão Idiê. O instrutor Cequinho coordenou a roda da Academia Abadá Capoeira. Os alunos do Espaço Jovem Cidadão mostraram talento na apresentação de dança preparada pela professora Laurinda Souza.

A Academia Líder de Artes participou do evento com a apresentação de jazz. A festa contou ainda com apresentação de maculelê da professora Nininha e roda de capoeira do mestre Gunga, o professor Machado e o professor Adão. A dança de rua foi apresentada pelo Projeto Arte Cidadã que tem a assinatura da bailarina e coreógrafa Sarah Jane Ereio Venâncio e o professor Erlan Pereira.

A secretária de Esporte, Cultura e Lazer do Município, professora Susan Meire Moretti Binha; e o gerente do Departamento de Políticas Habitacionais, Odair José Mendes Araújo; integraram a plateia animada, junto com o presidente do Movimento Negro, professor Antutérpio Dias Pereira; e o gerente da Divisão do Cursinho Pré-Vestibular, professor Valdivino Ferreira de Lima; além do palestrante convidado, professor doutor Flávio Nascimento.





Fonte: Redação/Ascom

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/154220/visualizar/