Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 28 de Setembro de 2009 às 16:44
Por: Alexandre Alves

    Imprimir


O pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Roberto Pascarela, fez o levantamento dos 127 melhores municípios para desenvolver carreiras no país e Mato Grosso tem quatro cidades no ranking.

Cuiabá aparece na 37ª posição, Rondonópolis na 93ª, Várzea Grande na 113ª e Sinop na 115ª. São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES), na ordem, são as três primeiras colocadas.

Todas as capitais brasileiras entraram na lista e, levando em consideração somente elas, Cuiabá está pontuada bem no meio, em 13ª, à frente de Campo Grande (MS), Aracajú (SE), Palmas (TO) e Porto Velho (RO), por exemplo.

O agronegócio é citado como o propulsor do mercado de trabalho em Mato Grosso. As grandes empresas estão valorizando a mão de obra qualificada e abrindo oportunidades de estágio para recém formados.

A pesquisa já está no oitavo ano e leva em conta os índices da educação, da economia e dos serviços de saúde. Também mostra onde têm crescido as oportunidades e o número de contratações.

O pesquisador disse que o processo de interiorização da economia brasileira ainda é muito incipiente nas regiões Centro Oeste, Norte e Nordeste. Pascarela afirma que, nas três regiões, as capitais são as que propiciam mais oportunidades de crescimento profissional.

Roberto diz que em alguns pólos de desenvolvimento no interior das três ainda há a necessidade de “importar” mão de obra qualificada, devido à pouca oferta de cursos de formação superior em áreas específicas. “Localmente, a qualificação em determinadas áreas fica a desejar e as empresas contratam profissionais do Sul e Sudeste para suprir essa necessidade local”, disse, em entrevista ao Jornal Hoje.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/154257/visualizar/