No PP, Dorner quer ser federal e defende Riva ao Senado
O pecuarista e empresário da comunicação Roberto Dorner defendeu, em ato de filiação no PP, a pré-candidatura do deputado e presidente da Assembleia José Riva a cargo majoritário, tanto a senador quanto a governador. A solenidade que acabou se transformando em comício foi realizada sábado (26), no Amazon Centro de Eventos, em Sinop, com a presença de aproximadamente 500 pessoas. Dono da TV Rondon, que conta com afiliadas em Cuiabá, Sinop e Rondonópolis, Dorner deixou o PDT, após sua pré-candidatura a prefeito ter ficado somente no ensaio, no ano passado. Agora pelo PP, ele sonha em ser deputado federal ou, na pior das hipóteses, conquistar vaga na Assembleia Legislativa.
Ele se juntou a Riva, a quem "rasgou" elogios durante praticamente todo discurso. Atrás da mesa com as lideranças progressistas presentes no ato de filiação aparecia uma faixa com a seguinte frase: "Pessoas sérias para cuidar do futuro do nosso Mato Grosso". Da cúpula regional do PP, prestigiaram o evento o presidente regional do PP e secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro, o deputado federal Eliene Lima, cerca de 30 prefeitos, entre eles o presidente da AMM, Pedro Ferreira, o suplente de federal Neri Geller (ex-PSDB) e figuras de outros partidos, como os peemedebistas, prefeito sinopense Juarez Costa e o presidente da Câmara Municipal Mauro Garcia. Um dos ausentes da cúpula progressista foi o deputado federal Pedro Henry. Políticos e funcionários de Dorner entraram na sessão "rasgação de seda", como o vereador por Sinop Gilson de Oliveira e o ex-deputado Walter Rabello. Ambos são apresentadores na emissora de Dorner.
Roberto Dorner disse que Sinop, cidade-pólo do Nortão, não conta hoje com representação na bancada federal. O último do município a exercer mandato de federal foi Ricarte de Freitas, que quase foi cassado por envolvimento na máfia das sanguessugas. O empresário afirma que a região precisa resgatar o espaço perdido. De Sinop, além de Dorner, se articula por candidatura à Câmara Federal o ex-prefeito por dois mandatos Nilson Leitão (PSDB).
Mesmo sob empolgação dos aliados, que conclamaram seu nome para disputa ao Senado ou para governador, José Riva desconversou sobre o assunto. Se limitou a dizer que "não é hora de se pensar em candidatura majoritária". Pelo visto, o cacique do PP deve mesmo buscar a reeleição, de olho no quinto mandato. Um dos obstáculos no caminho de Riva para encarar candidatura a senador seriam os processos que enfrenta na Justiça por supostos atos de improbidade. As ações contra a Mesa Diretora foram movidas há cinco anos pelo Ministério Público.
Comentários