Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 08 de Julho de 2013 às 13:24

    Imprimir


Considerada uma das cidades que mais cresce na região do Vale do Araguaia, perdendo apenas para Barra do Garças em número de habitantes, a cidade de Confresa (a 1.180 quilômetros de Cuiabá), com uma população estimada em 30 mil pessoas, segundo o IBGE, está enfrentando um verdadeiro drama para socorrer os pacientes que precisam de atendimento da saúde pública. O município possui apenas uma ambulância para atender os moradores.


 
  A exemplo de vários municípios de Mato Grosso, a secretaria municipal de Saúde vem fazendo o que pode para atender à população. Diante deste quadro, uma comitiva de vereadores buscou a colaboração de deputados estaduais na Capital, para interferir junto ao governo do Estado e mudar a realidade. Os parlamentares querem o mínimo para reestruturar o Hospital Municipal e garantir os serviços básicos à comunidade.


 
  Os vereadores revelaram que a situação chega a ponto de pacientes serem transportados em viaturas da PM para chegar a uma unidade de saúde. Segundo o secretário de Saúde, Alex Venâncio, Confresa possui somente uma ambulância em funcionamento. “É um desafio. Temos mais de 30 mil habitantes e atender a todos com apenas uma ambulância é mesmo uma tarefa difícil”, lamentou.


 
  De acordo com o secretário de Saúde, a cidade tem outras duas ambulâncias que são do governo do Estado, mas estão paradas por falta de manutenção. A Prefeitura já gastou mais de R$ 30 mil tentando recuperá-las, mas o tempo de uso não permite mais deixá-las em pleno funcionamento. “São veículos velhos. Já gastamos muito tentando consertá-las, porém não compensa, pois sempre estragam e o custo é muito alto‘’,  explicou Alex.


 
  A esperança de Confresa agora é a conclusão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que vai garantir também a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Desta forma, poderá amenizar os problemas que a cidade enfrenta com a escassez de veículos para o transporte de pacientes para as unidades de saúde.


(Com informações da Agência da Notícia/Confresa)





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/15429/visualizar/