Canarana, Cuiabá e Rondonópolis são as mais quentes
Mato Grosso figura em terceiro lugar, com três municípios, entre os Estados com temperaturas mais elevadas durante o inverno, revela estudo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O inverno começou em 21 de junho e terminou no último dia 21, com a chegada a primavera. Canarana (a 807 km da Capital) marcou média de 40,7°. Cuiabá vem em segundo, com máxima de 40,5°. Em terceiro aparece Rondonópolis, cidade-pólo do Sul do Estado, com 40,4°.
A primeira colocação ficou com o município sul-mato-grossense Corumbá, que apontou nos termômetros 41,1°. Em quinto lugar no ranking divulgado pelo Inmet está Aragarças, em Goiás, na divisa com Barra do Garças. Segundo o meteorologista Hamilton Carvalho, "o Centro-Oeste é a região mais quente do país durante o inverno e no início da primavera devido às massas de ar seco e à baixa umidade relativa do ar".
Já na lista das cidades mais frias, a concentração fica no Sul do país. Em Cambará do Sul (RS) foi registrado -5,9°, seguido por São Joaquim (SC) com -5,5°, Bom Jesus (RS), que marcou -4,2°; Lages (SC), com -4,2° e, Campo Novo (RS), com -3,8°.
As cidades mais quentes...
Corumbá (MS): 41,1°
Canarana (MT): 40,7°
Cuiabá (MT): 40,5°
Rondonópolis (MT): 40,4°
Aragarças (GO): 39,9°
... e as mais frias
Cambará do Sul (RS): -5,9°
São Joaquim (SC): -5,5°
Bom Jesus (RS): -4,2°
Lages (SC): -4,2°
Campo Novo (RS): -3,8°
Comentários