DEM só define hoje destino de Wallace para pleito 2010
A direção estadual do DEM avalia hoje, em reunião no partido, a possibilidade de conceder ao deputado estadual Wallace Guimarães, do mesmo partido, carta solicitada pelo parlamentar para deixar a legenda. Existe forte tendência na sigla de recusar pedido do parlamentar sobre “justa causa”.
O Democratas já havia sinalizado positivamente sobre a confecção da carta de desfiliação. No referido documento, conforme decisão da cúpula do DEM, o partido abria mão do direito de requerer o mandato do deputado com base na resolução 22.610/07 do Tribunal Superior eleitoral (TSE) que rege as normas da fidelidade partidária.
Wallace sabe que carta complementada como justa causa é um importante instrumento para barrar futuras ações, como as que podem ser interpostas na Justiça Eleitoral por suplentes ou Ministério Público Eleitoral (MPE). Contudo, esse modelo também atribui ao partido a responsabilidade pela saída do filiado e esse item em especial tem gerado ampla discussão na legenda.
Mesmo preferindo destacar a necessidade de avaliação do assunto entre a cúpula do DEM, o presidente estadual do partido, Oscar Ribeiro, admitiu que o pedido dificilmente será acatado pela legenda.
Comentários