Saúde de Nortelândia promove palestra sobre a gripe H1N1
A prefeitura municipal de Nortelândia, através da Secretaria Municipal de Saúde e o Departamento de Vigilância Epidemiológica, realizaram no auditório do Centro da Juventude “Padre Mathias Orth”, uma palestra com a Enfermeira Denise Aparecida da Silva, com o objetivo de repassar informações a respeito do vírus Influenza A (H1N1), a gripe suína.
A enfermeira do Escritório Regional de Saúde de Diamantino, órgão da Secretaria de Estado de Saúde, Denise da Silva, orientou que as pessoas que apresentarem sintomas, como febre alta, dores intensas de cabeça e no corpo e tosse por mais de três dias, devem receber atenção especial nas unidades de saúde do município, bem como foram orientadas quanto às medidas preventivas a serem tomadas para evitar o contágio da doença, que pode levar a morte do individuo. procurar a unidade de saúde mais próxima.
A Secretária Municipal de Saúde, Elena Regina Campanholi, esclareceu que em razão do clima quente que predomina na cidade, que é quente, o que diminui a possibilidade de contagio, deixa a equipe mais tranqüila, porém em estado de alerta. “Nosso clima quente é muito favorável e dificulta a proliferação do vírus, mesmo assim é preciso que tenhamos cuidados higiênicos para evitar contrair o vírus” salientou Campanholi. Ela afirma ainda que o ideal é as pessoas ingerirem muito líquido, abrir portas e janelas das residências para que se mantenha arejada e lavar bem as mãos, mantendo-as higienizadas.
No município de Nortelândia ainda não há notificação de casos da gripe suína, informou o departamento de vigilância epidemiológica.
Comentários