Plenária referenda Carlos Abicalil
O nome do deputado federal Carlos Abicalil foi referendado no sábado, durante realização da plenária da tendência “Articulação Unidade na Luta Construindo um Novo Brasil (AVL/CNB), na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), para disputar a reeleição à presidência do partido no Estado – no Processo de Eleições Diretas (PED) marcado para o dia 22 de novembro próximo.
Abicalil recebeu reforço político no ato através das participações do candidato à presidência da nacional da legenda, José Eduardo Dutra e do ministro-chefe da secretaria geral da Presidência da República, Luis Dulci. A plenária também serviu para a realização de manifesto dos militantes da corrente ligada a Abicalil de apoio à eleição de Dutra. O evento contou com participação de representantes da sigla do interior do Estado, além de prefeitos, vereadores e presidentes de diretórios municipais.
A decisão de Abicalil de concorrer à reeleição para a direção da sigla também revela o projeto do grupo de garantir maior peso político para tomada de decisões sobre o projeto do PT estadual para as eleições de 2010. Durante a plenária, também foram discutidos os primeiros encaminhamentos a respeito do próximo pleito.
O deputado estadual Alexandre Cesar também participou do evento. Por enquanto, a tendência ligada a Abicalil mantém extrema cautela ao analisar o processo eleitoral. Preferem lembrar que os debates estão em fase inicial e que o projeto do partido será discutido com as bases da legenda no próximo ano.
Entretanto, informações apontam que há uma forte tendência de o grupo de Abicalil defender a integração do partido na chapa majoritária encabeçada pela base aliada. Nesse sentido, o presidente do PT deverá enfrentar resistências. Também candidato à presidência da sigla estadual, o vereador Lúdio Cabral entende que o partido possui condições de construir candidatura própria.
No Estado, o Partido dos Trabalhadores mantém relação estreita com o PR, sob liderança do governador Blairo Maggi (PR). Na prática, os projetos das duas legendas apresentam interesses para uma composição que deverá passar ainda pela presidência da República. Na disputa por mais um mandato, Abicalil também enfrentará o membro do diretório regional, Zelandes Santiago, que também se colocou como candidato à direção da legenda.
A senadora Serys Slhessarenko (PT) declarou apoio a Lúdio e também para Zelandes. Como as correntes ligadas a Cabral e a Zelandes fazem parte do grupo da parlamentar, a senadora dividiu seu respaldo. Ex-presidente do PT de Mato Grosso, Serys não disponibilizou seu nome para a disputa, preferindo se dedicar ao projeto de reeleição em 2010.
Comentários