PT perdeu o rumo nas questões políticas, diz PSOL
"Quando o PT assumiu que queria governar com fisiologismo e clientelismo, e desmobilizou a força social de mudança, deveria prever que isso [a crise] iria acontecer", disse o deputado.
Valente se referia à saída da senadora Marina Silva (sem partido-AC) do PT e à ameaça do senador Flávio Arns (PT-PR) também deixar a legenda, além do apoio do PT ao arquivamento dos processos contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
"Como ele quer o apoio, de qualquer jeito, do PMDB e de partidos clientelistas e fisiológicos, e não quer apoio popular real, está sofrendo o maior desgaste", afirmou Valente, durante a abertura do 2º Congresso Nacional do PSOL, em São Paulo.
Bandeiras históricas
A presidente do PSOL, Heloísa Helena, aproveitou também a ocasião para alfinetar o PT, partido do qual foi expulsa em 2003, e promover seu próprio partido.
"Quando um partido ousa mudar de lado, e patrocinar uma traição de classe, e enterrar as bandeiras históricas da classe trabalhadoras, essas bandeiras não são aniquiladas, porque outro partido surge, pega essas bandeiras, tira a poeira e levanta", afirmou Heloísa.
"A história da esquerda no Brasil não nasceu com o PT", afirmou a presidente do PSOL.
Comentários