Deputados querem CPI para obras do PAC
O deputado estadual Nilson Santos (PMDB) sugeriu a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso para investigar as irregularidades nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Cuiabá, no que diz respeito aos lotes do Programa Pantanal, que dispõem de R$ 18,6 milhões de recursos estaduais, sob forma de contrapartida.
O peemedebista justificou o pedido alegando que há uma preocupação muito grande da Baixada Cuiabana, que teme perder os recursos e não ver a continuidade da execução das obras do PAC. “O prefeito Wilson Santos cancelou o contrato com as empresas envolvidas nessas denúncias, mas elas devem recorrer dessa decisão, o que pode prejudicar o andamento das obras”, argumentou o deputado.
Durante a sessão ordinária da Assembleia, Nilson Santos recebeu o apoio do deputado Alexandre Cesar (PT), que também reconheceu a importância de sua instaurar a comissão.
Ainda ontem, Nilson Santos afirmou que iria continuar conversando com outros parlamentares no sentindo de conseguir o apoio dos colegas. Para aprovar o requerimento de abertura da CPI ele precisa de pelo menos oito assinaturas.
“Ainda não fiz o requerimento e não estou contabilizando assinaturas. Estou apenas conversando com os colegas parlamentares para sentir o que eles pensam sobre esse assunto”, explicou o parlamentar, que afirma já ter conseguido o apoio da bancada de seu partido, o PMDB, que hoje é composta pelos deputados-pastores Antônio Brito e Nataniel de Jesus.
Ele também justificou que a CPI no Legislativo estadual deve ser instaurada caso as câmaras municipais de Cuiabá e Várzea Grande não se sensibilizem com a questão e não instauram comissões parlamentares para investigar os problemas do programa. “Se as câmaras de Cuiabá e Várzea Grande não se manifestaram de forma contundente, é hora da Assembleia colocar em pratos limpos essa situação vergonhosa”, cobrou Santos.
Aproveitando o embalo do colega peemedebista, o deputado Alexandre Cesar aproveitou o discurso para endossar a fala de Nilson Santos. Na avaliação dele, os constantes problemas com as obras do PAC merecem acompanhamento e investigação por parte do Poder Legislativo estadual. “Esse assunto merece uma investigação mais apurada, inclusive com a abertura de CPI”, argumentou o petista.
Ele também lembrou do atraso na conclusão das obras da Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Tijucal. Ele cobrou a promessa de campanha de Wilson em entregar a obra no mês de dezembro do ano passado. “Mas, até agora nada!”, exclamou Alexandre, que também criticou o discurso do tucano em defender que as obras do PAC sejam repassadas aos cuidados do Exército brasileiro. “Essa é mais uma tacada de mestre que o prefeito Wilson Santos tenta dar”, reclamou o deputado que já concorreu à Prefeitura da Capital contra o tucano, perdendo no segundo turno no pleito de 2004.
Comentários