Ala oposicionista incentiva Nery a enfrentar disputa na OAB
O grupo de oposição à atual presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Mato Grosso, afunila para lançar até sexta-feira a candidatura do advogado e ex-presidente da entidade, advogado Renato Gomes Nery, que ainda se mostra resistente a entrar na disputa.
Conselheiro nato da OAB, Nery aponta exatamente o fato de já ter sido presidente da Ordem (1990 a 1991) como um dos motivos para resistir neste momento à candidatura. Ele defende também a renovação na OAB. O advogado cita ainda os nomes dos colegas Elarmim Miranda, Milton Damasceno, Sebastião Carlos e Marcos Dantas como opções para enfrentar as candidaturas já colocadas.
O presidente da OAB-MT, Francisco Faiad, apóia a candidatura do advogado Cláudio Stábille. A disputa hoje está polarizada entre Stabille e João Vicente Scaravelli, que surgiu a partir da dissidência do grupo governista e que até o momento não agregou a oposição.
A oposição a Faiad está sendo construída há mais de um ano, a partir da instituição do movimento OAB Democrática, que se tornou uma espécie de resistência e fórum de discussão contra a gestão de Faiad.
A eleição para a sucessão na OAB acontece em novembro próximo. O lançamento de uma candidatura de oposição, neste momento, é considerado de ampla dificuldade, até pela extensão territorial de Mato Grosso. A campanha se estende por todo o Estado.
Dois candidatos que em tese aglutinavam mais peso ou força entre a categoria, os advogados Paulo Taques e João Celestino recuaram da disputa. O primeiro alegou problema de saúde na família. O segundo foi mais contundente: a oposição está desunida.
João Celestino considerou ainda que não havia tempo hábil para enfrentar uma campanha, além da demanda de recursos financeiros para visitar todas as seccionais. Taques e Celestino já foram candidatos à presidência da OAB e perderam a disputa em duas eleições consecutivas contra o atual presidente.
Comentários