Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 18 de Agosto de 2009 às 21:59
Por: Andréa Haddad

    Imprimir


Os cuiabanos creditam ao governador Blairo Maggi (PR) o mérito pela escolha de Cuiabá como uma das 12 cidades da Copa do Mundo de 2014. O levantamento do instituto Mark foi feito em 15 de agosto, com 617 moradores de 79 bairros da zona urbana de Cuiabá.

Nada menos que 78,4% dos entrevistados responderam que Maggi foi o principal responsável pela escolha da Fifa, que optou por Cuiabá num embate contra Campo Grande (MS), para sediar os jogos na chamada Copa do Pantanal. A disputa foi acirrada. Uma das explicações pela vitória de Cuiabá é que o Estado aglutina os três mais importantes ecossistemas do planeta: Cerrado, Amazônia e Pantanal. Além de Maggi, o secretário especial de Desenvolvimento do Turismo, Yuri Bastos (PP), também recebeu os louros pela vitória, por ter sido o autor dos projetos de infraestrutura apresentados à Fifa.

Apesar de estar no quinto ano de mandato, o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), é considerado o responsável pela escolha da Capital por apenas 11,5% dos entrevistados. Isto porque o tucano anunciou recentemente que deverá transferir para o governo do Estado o "comando" da execução das obras exigidas pela Fifa. Segundo Santos, a prefeitura não tem a capacidade de endividamento necessária.

Além de Cuiabá, vão sediar jogos da Copa Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Manaus (AM). Ficaram de fora da Copa de 2014: Belém (PA), Campo Grande (MS), Florianópolis (SC), Goiânia (GO) e Rio Branco (AC).

Até dia 31 deste mês, o governo do Estado tem que cumprir uma série de exigências da Fifa. São elas: realizar uma audiência pública para debater o assunto com a sociedade; apresentar o estudo de viabilidade econômica e financeira do projeto (nesse caso o Estado tem que provar que as obras poderão ser usadas após o término da Copa); o projeto base do novo estádio Governador José Fragelli, o Verdão (necessário para que o edital de licitação seja publicado); definição dos modelos de investimento (de onde virão os recursos necessários para a construção); licenciamentos ambientais (emitidos pela prefeitura de Cuiabá e Sema) e publicação do edital licitatório.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/155070/visualizar/