Tangará da Serra: agremiações partidárias já discutem alianças e candidaturas
Com o ano de 2009 já se encaminhando para seu último quadrimestre, as agremiações partidárias de Tangará da Serra já se organizam para as próximas eleições, quando serão escolhidos o novo presidente da República e o novo governador do Estado, senadores e deputados estaduais e federais.
Por enquanto, os partidos estão em fase de organização, mas já trabalham com tendências. Os principais eventos políticos são os encontros regionais, que têm sido realizados para definição das estratégias e cogitações em torno de nomes para a disputa que se avizinha. Siglas como DEM (Democratas), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e Partido Socialista Brasileiro (PSB) já realizaram seus encontros regionais. Outras siglas, como PDT, PMDB, PP, PR, PSDB e PT se organizam para realizarem seus eventos regionais.
As conversações dos militantes partidários giram em torno das estratégias determinadas pelas executivas regionais. Ainda há muitas definições pendentes, como as composições para as disputas majoritárias para presidente e governador. Já existem, porém, cogitações em torno de nomes e já estão identificadas as tendências que, por sua vez, definem rumos.
Segundo o presidente do diretório municipal do DEM, ex-prefeito Jaime Muraro, a sigla já sinaliza com pelo menos cinco nomes para a disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa. “Temos pelo menos cinco nomes fortes e de grande prestígio”, disse Muraro, citando o vereador Celso Ferreira, o professor, advogado e ex-vereador Fábio Junqueira, o empresário e pecuarista Celso da Paraíso, o médico Francisco Canhoto e o empresário e líder do setor produtivo, Normando Corral.
Muraro adianta que é praticamente certa a candidatura de Jayme Campos ao governo do Estado pelo DEM. “Nossas bases ouvem a vontade popular e o Jayme Campos está em evidência”, disse o ex-prefeito. Ele considera ainda a possibilidade de uma aliança com partidos como o PSDB e o PPS.
O PMDB tem a confirmação extra-oficial de que o vice-governador Silval Barbosa será o candidato do partido ao governo, com apoio do atual governador Blairo Maggi, do PR. Tal condição colocará a sigla entre as mais fortes no pleito do ano que vem.
Enquanto isso, na esfera local, o partido aguarda algumas definições para marcar a data do seu encontro regional. Presidente local do PMDB, a empresária e ex-vereadora Edna Campos confirma que Tangará da Serra será sede do encontro. Ela ressalta, contudo, que haverá reuniões com membros da executiva estadual da agremiação para definir a data. Além da própria Edna Campos, o partido já trabalha em torno de alguns nomes para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa, como a advogada Azenate Fernandes de Carvalho e o professor Nadir.
Já o PR é a sigla que aguarda a posição final do governador Blairo Maggi, que já declarou seu apoio ao vice-governador Silval Barbosa, do PMDB, ao Paiaguás. Para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, o nome praticamente confirmado é o de Wágner Ramos, que já atua no parlamento estadual e é candidato natural do partido à reeleição.
O PT, por sua vez, realizará uma reunião no próximo sábado, quando as lideranças locais da sigla debaterão o pleito do ano que vem. O presidente do partido, Gilcélio Peres, deverá definir o plenário da Câmara Municipal como local do encontro petista.
Comentários